REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12342
Tipo: Dissertação
Título: As categorias e os conceitos da geomorfologia encontrados nos livros didáticos do ensino médio
Autor(es): Boico, Kamila da Silva Raimundo
Primeiro Orientador: Santos, Douglas
Resumo: O presente trabalho discute a abordagem das categorias e conceitos que possuem relações com a Geomorfologia em quatro livros didáticos destinados a alunos do Ensino Médio. Apresentamos não só as definições sobre o tema observadas nessas obras, mas também levamos em conta as imagens, figuras, esquemas e mapas apresentados, cuja função é auxiliar a explicação dos processos ocorridos no interior e na superfície terrestre, que por sua vez virão a influenciar as formas de relevo. Para a elaboração dessa análise, utilizamos obras consagradas que tratam das dinâmicas estudadas pela Geomorfologia, como é o caso do Dicionário geológico e geomorfológico, de Guerra (1987) e de Decifrando a Terra, organizada por Teixeira (2001). Contamos também com a entrevista do professor Gil Sodero de Toledo, que nos contou um pouco das aulas que ministrava na Universidade de São Paulo, e seus relatos foram de sua importância para esta pesquisa, já que comentou sobre os professores de Geografia, sobre a participação que teve na Proposta Curricular do Estado de São Paulo em 1986, sobre os livros didáticos, entre outros assuntos que envolvem o tema deste trabalho
Abstract: This study discusses the approach to categories and concepts related to Geomorphology in four teaching books written for high school students. We present not only the definitions for the subject studied in these works, but also take into account the images, figures, diagrams and maps presented, whose function is to aid in the explanation of the processes that occur inside the earth and on its surface, which in turn come to influence the forms of terrestrial relief. For the production of this analysis, we used respected works that deal with the dynamics studied by Geomorphology, as in the case of the Dictionary of Geology and Geomorphology, by Guerra (1987) and Understanding the Earth, compiled by Teixeira (2001). We also used an interview with Professor Gil Sodero de Toledo, who told us a little about the lectures that he gave in the University of Sao Paulo, and his reports were important to this research, given that he commented on the professors of Geography, on the participation that he had in formulating the Curriculum Guidelines of the State of Sao Paulo in 1986, on teaching books, amongst other subjects that involve the theme of this work
Palavras-chave: Ensino de geografia
Geomorfologia em livros didáticos
Geography
Geomorphology in teaching books
Education
Teaching books
High school
Geografia (Ensino medio) -- Livros didaticos
Geomorfologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia
Citação: Boico, Kamila da Silva Raimundo. As categorias e os conceitos da geomorfologia encontrados nos livros didáticos do ensino médio. 2009. 161 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12342
Data do documento: 6-Mai-2009
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kamila da Silva Raimundo Boico.pdf14,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.