???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12352
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alfabetização geográfica: o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor: Marques, Valéria Maria
Primeiro orientador: Silva, Jorge Luiz Barcellos da
Resumo: O presente trabalho consiste em investigar como a alfabetização em Geografia vem sendo abordada nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro e segundo anos. Partindo do princípio de que alfabetização vai além de ensinar leitura e escrita - ou de decifrar códigos lingüísticos - entendemos a alfabetização como um processo contínuo de construção/decodificação e significação de símbolos. Essa concepção nos permitiu pensar a alfabetização em Geografia, dessa forma, abordamos a disciplina como uma linguagem própria, com uma estruturação simbólica específica e, portanto, passível de ser desenvolvida no processo de alfabetização. A pesquisa foi realizada com doze professoras, que atuam em escolas estaduais e municipais. Elas foram entrevistadas nas cidades de Itajobi, Pindorama e Catanduva, no interior de São Paulo. No primeiro capítulo desse trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao ensino de Geografia nas Séries Iniciais, com teses e dissertações produzidas entre 1982 a 2007. O segundo capítulo aborda a questão da alfabetização, alfabetização em Geografia e linguagem. Em seguida, no terceiro capitulo, passamos para a análise dos principais aspectos dificultadores. Observamos as concepções das professoras no tocante à sua formação e prática docente, além de sua relação com o ensino de Geografia nas primeiras Séries do Ensino Fundamental. Posteriormente, foram verificados quais os principais conteúdo e objetivos para compreendermos como e quais são os principais problemas relacionados ao tema
Abstract: This job consist in investigate as literacy in Geography has been board in initial series of the basic teaching, exatle first and second years. The study started of the idea that literacy is so much more than teach someone to read and write or decifre some linguistics codes- we understand the literacy is a process of building/decode the meaning of symbols. This conception allowed us to think about literacy in Geography, in this form, this subject was boarded with a proprer language, with specific symbol struturation and therefore, suscetible to be developed in the literacy process. The investigation had been accompleshed whit twelve teachers who teach in state and municipal schools, and it had interviewee in their cities in Itajobi, Pindorama and Catanduva, countryside of São Paulo. In the first chapter of this job has been accomplish biblyografic study of Geography teach in initial series according thesis and dissertations that has written between 1982 and 2007. The second one, board the question about literacy, literacy in Geography and language. In sequence, in third chapter, we started analyse the difficults aspects leaders, we analysed the teachears conceptions in connection of their formation and their teach practice in connection to Geography teach in initial series in basic teaching. After that, it has been checked the objetctives and contents leaders, to intent understending how and which problems leaders are connected to the topic of discussion
Palavras-chave: Alfabetização em geografia
Linguagem
Séries iniciais
Ensino fundamental
Geography literacy
Language
Initial series
Basic teaching
Geografia (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Geografia
Programa: Geografia
Citação: Marques, Valéria Maria. Alfabetização geográfica: o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12352
Data de defesa: 28-Oct-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valeria Maria Marques.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.