???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12427
Tipo do documento: Dissertação
Título: O significado do curso de gerontologia na formação de estudantes de fisioterapia da UNIOESTE
Autor: Silva, Joseane Rodrigues da
Primeiro orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: O entendimento do idoso como ser social inserido na família e na comunidade em geral, é imprescindível ao fisioterapeuta para a sua atuação profissional, de modo a contemplar as expectativas e demandas expressivas decorrentes das alterações demográficas da população e de questões de ordem social, cultural e epidemiológica. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia norteiam e orientam a elaboração do projeto pedagógico que deve contemplar as especificidades da realidade vigente, dentre elas a velhice. A transição demográfica, tendo em vista o aumento da população idosa, gera grandes desafios para profissionais de todas as áreas, inclusive os fisioterapeutas cuja formação precisa atender essas necessidades. A gerontologia, como área de conhecimento, oferece subsídios a esses profissionais para a desmistificação da velhice, através da interpretação científica dos fatos, respondendo às inúmeras questões pertinentes à longevidade e ao envelhecimento, decorrentes do processo de transformação pelo qual passamos. A pesquisa realizada teve como objetivo verificar os conhecimentos dos estudantes da disciplina de Gerontologia do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, sobre gerontologia, envelhecimento e velhice, tendo em vista contribuir para a avaliação e reformulação dos programas de formação desses profissionais, a fim de que sejam melhor fundamentados e preparados para realizar seu trabalho junto à pessoas idosas. Os resultados desta pesquisa nos permitem reforçar a idéia da necessidade da formação gerontológica para fisioterapeutas, como apontar para a possibilidade de outras intervenções e atendimentos ao idoso, desde que esses profissionais sejam devidamente capacitados. Devemos assumir a necessidade de se estudar formas de enriquecer a formação dos profissionais.
Abstract: To understand the elderly people as social beings in the comunity, in family, is necessary for the best performance of the physical therapist, so that he /she can observe the different expectations from demographic changes of elderly population. The National Pedagogical Principles and Rules on Physical Therapist Graduation in Brazil orientates the creation and development of the courses, demanding that it is necessary to observe the regional, populational and epidemiological differences. These factors present great challenges for the professional in al fields, including the physical therapists. The geriatric physical therapy, as an area of knowledge, gives ways to understand the aging process beyond prejudices, through a cientifical interpretation of the facts, answering properly several questions on longevity. This study has the objective to verify the knowlegde of the students of the Geriatric Physical Therapy course, in a Physical Therapy College, in University UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) on the geriatric physicial therapy itself, the elderly people, and the process of human aging, in order to give contribution to make better pedagogical programes that could provide a better formation for these professionals in the approach to elderly people. The result of this research allows us to stress the idea that it is necessary that the physical therapist professionals have proper formation on geriatryc phisical therapy, as well as to show different kind of physical therapy approaches to elderly people, assuming that the professionals have that formation above related. In short: we should assume the need to study and search for new ways to enrich the formation of the physical therapist professionals.
Palavras-chave: Gerontologia - Estudo e ensino
Formação profissional
Fisioterapia - Estudo e ensino
Geriatric Physical Therapy
Professional Formation
Physical Therapy
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Curso de Fisioterapia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Gerontologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia
Citação: Silva, Joseane Rodrigues da. O significado do curso de gerontologia na formação de estudantes de fisioterapia da UNIOESTE. 2005. 138 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12427
Data de defesa: 21-Nov-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva, Joseane Rodrigues Dissertacao.pdf446,68 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.