REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
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Tipo: Dissertação
Título: Sonoridades caipiras na cidade: a produção de Cornélio Pires (1929-1930)
Título(s) alternativo(s): Sounds hillbillies in town: production of Cornélio Pires (1929 - 1930)
Autor(es): Ferreira, Elton Bruno
Primeiro Orientador: Matos, Maria Izilda Santos de
Resumo: Esta pesquisa analisa a produção de Cornélio Pires, enfatizando as gravações por ele organizadas, que contavam com músicas e narrativas, num total de 52 discos de 78 rotações (1929 e 1930), possibilitando o registro e a audição das sonoridades caipiras no meio urbano. Para tanto, busca-se recuperar as transformações na cidade de São Paulo, onde foram feitas as gravações dos discos e sua divulgação. No final da década de 20 e durante os anos 30, essa cidade encontrava-se em expansão, sendo um polo de atração para migrantes e imigrantes que desejavam melhores condições de vida e realização de sonhos. Entre os novos elementos de modernidade , surgiu e se difundiu o rádio, no qual foram divulgadas as sonoridades caipiras, entre muitas outras. Na Série Caipira Cornélio Pires representava-se o mundo rural, o caipira e sua cultura, muitas vezes, em contraste com as experiências urbanas. O crescimento intenso de São Paulo gerava sentimentos de nostalgia, emergindo as representações da vida no campo como idílica e harmoniosa, retomando a cultura caipira suas referências à religiosidade, as práticas cotidianas, o trabalho, a festa e o lazer (mutirão, no qual se trabalhava, cantava, comia e enamorava), as relações entre os gêneros masculino e feminino e as relações afetivas e amorosas. Dessa forma, o caipira e a cultura caipira representados por Cornélio Pires encontram-se envoltos em um processo de hibridismo cultural , numa construção em constante relação entre campo e cidade por meio da sonoridade, das representações cotidianas e dos projetos que ele deixava transparecer na sua produção
Abstract: This research analyzes the production of Cornelio Pires, emphasizing the recordings that he organized, which included songs and narratives, a total of 52 disks with 78 rpm (1929 and 1930), enabling the record and hearing the sounds in urban rustics. Therefore, we attempted to recover the transformations in the city of São Paulo, where the recordings were made of the disks and their disclosure. In the late '20s and during the '30s, this city was booming, with a pole of attraction for migrants and immigrants seeking a better life and achieving your dreams, among the new elements of "modernity" emerged and spread in the radio which reported the sounds hillbillies, among many others. In the series Caipira Cornelio Pires is represented the rural, the rustic and culture, often in contrast to the urban experiences. The intense growth of São Paulo generated feelings of nostalgia, emerging representations of country life as idyllic and harmonious, resuming their countryman culture references to religiosity, everyday practices, work, leisure and party (task force, which worked in, sang, ate and doted), relations between male and female and affective relationships and loving. Thus, the countryman and hillbilly culture represented by Cornelio Pires are wrapped in a process of "cultural hybridity" in a building in constant relationship between town and country by means of sound, the everyday representations and projects he betrayed the production
Palavras-chave: História e música
Música caipira
Campo e cidade
Cultura caipira
Cornélio Pires
History and music
Country music
Field and city
Hillbilly culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Ferreira, Elton Bruno. Sounds hillbillies in town: production of Cornélio Pires (1929 - 1930). 2013. 188 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12807
Data do documento: 25-Out-2013
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