Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12896
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mello, Ana Lucia Annoni de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4943309Y5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Romero, Mariza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227863T0 | por |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T19:31:09Z | - |
dc.date.available | 2015-10-08 | - |
dc.date.issued | 2015-09-17 | - |
dc.identifier.citation | Mello, Ana Lucia Annoni de. A representação do índio no cinema brasileiro: Yndio do Brasil (1995) de Sylvio Back e Terra Vermelha (2008) de Marco Bechis. 2015. 168 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12896 | - |
dc.description.resumo | Por meio da análise dos dois filmes escolhidos, a pesquisa pretendeu discutir como uma determinada produção cultural pode contribuir para o equacionamento das tensões na nossa sociedade em função da crescente presença e participação das comunidades indígenas, hoje. O cinema como linguagem constrói compreensões da realidade, seleciona e desenvolve na sua estrutura interna, um pensamento articulado com nossas referências históricas. Os dois filmes expõem a diversidade do imaginário social desenvolvido pela sociedade ao representar as comunidades indígenas, como também as contradições dos discursos ideológicos e das políticas de estado adotadas ao longo do processo de modernização brasileira | por |
dc.description.abstract | By analyzing two chosen films, this study aimed to discuss in what manner a cultural production contributes to address the social tensions caused by the growing presence and participation of indigenous communities in our days. The cinema creates versions of reality, selecting and developing inside the movies a particular meaning, made with our historical references. Both films expose the diversity of the imaginary developed among the society, representing indigenous communities, as well as the contradictions of the ideological discourse and state policies adopted throughout the Brazilian modernization process | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25268/Ana%20Lucia%20Annoni%20de%20Mello.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Indios no cinema | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | A representação do índio no cinema brasileiro: Yndio do Brasil (1995) de Sylvio Back e Terra Vermelha (2008) de Marco Bechis | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Lucia Annoni de Mello.pdf | 4,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.