REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13014
Tipo: Dissertação
Título: Sepultamento na cidade de São Paulo: 1800/1858
Autor(es): Camargo, Luis Soares de
Primeiro Orientador: Fraga, Estefania Knotz Cangucu
Resumo: No dia 15 de agosto de 1858, dava-se por aberto o Cemitério da Consolação em São Paulo. Primeiro cemitério público extra-muros da cidade, sua construção foi tema de um intenso e aguerrido debate desde os primeiros anos do século XIX, no bojo de uma discussão onde claramente se percebem projetos e ações que pretendiam uma "medicalização" da vida urbana. A "bem da salubridade pública", tem início uma verdadeira caça a tudo o que pudesse produzir o que na época era considerado a maior causa de doenças, os "miasmas pestilentos". Urgia portanto reorganizar, não só o espaço urbano, como também a vida e os costumes dos habitantes, posto que o olhar médico havia detectado que a cidade, como um todo, estava "doente". Uma das frentes de atuação eleita pelos médicos como a mais . importante, deu-se através de uma crítica feroz à maneira pela qual se costumava dar sepultamento aos corpos. Até então, os enterros comumente se realizavam no interior dos templos católicos e eram entendidos pela população como um dos meios mais seguros para garantir a salvação da alma. Eleito, de um lado, como um "imenso foco de infecção" e visto, de outro, como um caminho seguro para a vida eterna no paraíso, estavam os sepultamentos religiosos colocados em debate. Por quase três séculos, desde a fundação da cidade, tal costume não havia sido questionado, mas agora era identificado pelos médicos como um "bárbaro costume" a ser extirpado da sociedade. Essa dissertação tem a intenção de recuperar esse debate ocorrido na comunidade paulistana, tentando trazer o significado dos enterros nas igrejas para uma população essencialmente católica e, ao mesmo tempo, a ação da medicina nessas primeiras décadas do século XIX, que, é claro, não se fez de forma neutra
Palavras-chave: Cortejos funebres
Morte
Sepultamentos
Saude publica -- Seculo 19 -- Sao Paulo, SP
Sao Paulo (cidade) -- Cemiterios -- Historia -- Seculo 19
Sao Paulo (cidade) -- Usos e costumes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Camargo, Luis Soares de. Sepultamento na cidade de São Paulo: 1800/1858. 1995. 208 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13014
Data do documento: 1-Dez-1995
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luis Soares de Camargo.pdf
  Restricted Access
9,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.