REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13134
Tipo: Tese
Título: São Paulo em noite de festa: experiências culturais dos migrantes nordestinos (1940-1990)
Autor(es): Paes, Jurema Mascarenhas
Primeiro Orientador: Matos, Maria Izilda Santos de
Resumo: Nesta tese analisam-se as experiências e traduções culturais dos migrantes nordestinos em seus processos de mestiçagens mediante a música, a dança e os espaços de sociabilidade, na segunda metade do século XX (décadas de 1950 a 1990), na cidade de São Paulo. Verifica-se a trajetória de sucesso do artista Luiz Gonzaga por meio da criação da música e do gênero musical baião, da formação instrumental do trio nordestino e de todo o seu discurso vocal e cênico, representativo da região Nordeste, que se fez no entre-lugar campo-cidade. Articula-se a emersão de Luiz Gonzaga com o fluxo migratório da década de 1950, destacando-se a cidade de São Paulo e seu discurso de trabalho e crescimento. Na seqüência, focaliza-se a década de 1960, a emersão da casa de forró de Pedro Sertanejo, uma das primeiras da cidade de São Paulo, e da gravadora Cantagalo , desdobrando toda a rede social de saberes e poderes, constatando-se que as manifestações culturais, em seus processos sociais cotidianos, funcionaram como estratégias de luta por territórios dentro da cidade. Trata-se de uma tese elaborada sob a perspectiva da História Cultural, permeando as experiências e estratégias, modos de ser, de expressar e de viver, os processos de mestiçagens, diversas maneiras de organização, atentando para experiências sociais compartilhadas e confrontadas, analisando-se símbolos, imagens, mentalidades, práticas culturais como experiências de poder, dominação, resistência, luta, negociação, conflitos estéticos e sociais. Para tanto, busca-se trabalhar na intersecção dos acontecimentos e na articulação das diferenças entre migração, campo e cidade, cultura popular e indústria cultural, História e música, História Oral, fotografia e memória, cotidiano e cultura, tudo isso para melhor compreender as imbricações dos amálgamas mestiços da cultura nordestina na cidade de São Paulo enquanto processos de negociações e conflitos sociais
Abstract: In this thesis, the experiences and cultural translations of the northeastern migrants are analyzed in their processes of miscegenation by means of music, dance and the sociability spaces, in the second half of the 20th century (decades of 1950 to 1990), in the city of São Paulo. The successful trajectory of the artist Luiz Gonzaga is observed, by means of the creation of the baião music and music genre, the instrumental formation of the northeastern trio and all his vocal and scenic speech, representative of the Northeastern region, which occurred in the in-between field-city. The emersion of Luiz Gonzaga is articulated with the migratory flow of the 1950s, with highlights for the city of São Paulo and its work and growth speech. In sequence, the 1960s are focused, with the emersion of the Pedro Sertanejo forró house, one of the first in the city of São Paulo, and of the recording studio Cantagalo , unfolding the whole social network of knowledge and power, observing that the cultural manifestations, in their day-to-day social processes, worked as fighting strategies for territories inside the city. This is a thesis prepared under the perspective of Cultural History, permeating the experiences and strategies, ways of life, of expressing and of living, the miscegenation processes, diverse organization manners, watching for shared and confronted social experiences, analyzing symbols, images, mentalities, cultural practices, as experiences of power, domination, resistance, fight, negotiation, aesthetic and social conflicts. For such, it is sought to work in the intersection of the happenings and in the articulation of the differences between migration, field and city, popular culture and cultural industry, History and music, Oral History, photography and memory, day-to-day and culture, all of this to better understand the imbrications of the half-breed amalgams of the northeastern culture in the city of São Paulo while processes of negotiations and social conflicts
Palavras-chave: História cultural
Campo e cidade
Música
Cotidiano
Migração
Mestiçagem
Cultural history
Field and city
Music
Day-to-day
Migration
Miscegenation
Gonzaga, Luiz -- 1912-1989
Forro (Musica)
Migrantes -- Sao Paulo (cidade)
Nordestinos -- Brasil -- Sao Paulo (cidade)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Paes, Jurema Mascarenhas. São Paulo em noite de festa: experiências culturais dos migrantes nordestinos (1940-1990). 2009. 305 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13134
Data do documento: 22-Mai-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jurema Mascarenhas Paes.pdf7,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.