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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13486
Tipo do documento: Tese
Título: Ensinando com corpora: mediação e interação em aulas de espanhol como língua estrangeira
Autor: Bissaco, Cristiane Magalhães 
Primeiro orientador: Sardinha, Antonio Paulo Berber
Resumo: Desde o advento do MERCOSUL houve um crescimento da demanda de cursos de língua espanhola no país, o que afeta diretamente a produção de materiais didáticos, os quais, normalmente, não contemplam dados autênticos, levantados em corpora da língua a ser aprendida. O uso de material autêntico no ensino de línguas vem sendo destacado pela Lingüística de Corpus como peça chave no acesso do aprendiz à língua, da maneira como ela é usada no cotidiano. Portanto, a pesquisa encontra suporte teórico principal na Lingüística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2004; BIBER et al, 1998; JOHNS, 1994, 1991a, 1991b; SINCLAIR, 1991), especialmente, no que diz respeito ao uso de concordâncias. Embora haja diversos estudos sobre a aplicação de concordâncias para o ensino de línguas, pouco se sabe a respeito de como ocorre a interação entre alunos e professor enquanto realizam atividades com concordâncias no ensino de língua espanhola. Assim, completa o arcabouço teórico desta pesquisa os princípios de interação e mediação sob a perspectiva sócio interacionista (VYGOTSKY, 1978/1984, 1962/1987; VYGOTSKY, LURIA & LEONTIEV, 1934/1986). Esta pesquisa objetiva observar a aplicação de atividades com concordâncias, a fim de discutir e analisar critérios da mediação e da interação existentes nas relações professora-aluno/aluno-aluno. Foram aplicadas e gravadas quatro aulas que visavam criar condições para a aprendizagem do significado de um item lexical e seus padrões de uso. Suas transcrições foram analisadas uma a uma, fala por fala de cada um dos participantes, seguindo os critérios de mediação propostos por Feuerstein (1997a, 1980, 1975) e os critérios de interação, propostos por Kumpulainen & Wray (2002). Os resultados da análise de mediação mostraram a ocorrência das seguintes relações entre professora/aluno: individuação/compartilhamento, desafio/sentimento de competência, intencionalidade/compartilhamento e intencionalidade/sentimento de competência. Já em relação à interação, o que mais se observa é professora perguntando ou organizando, seguida pela resposta do aluno. Os dados também revelaram a existência de seqüências de critérios, o que não havia sido apresentado nas leituras anteriores. Em geral, pode-se concluir que as atividades com concordâncias, apesar de sugerirem aprendizagem autônoma, também propiciam comportamento interacional e momentos de mediação
Abstract: Since MERCOSUL began the search for courses of Spanish as a foreign language has considerably increased in Brazil, directly affecting the production of learning materials, which normally don t include authentic data collected from corpora of the targeted language. The use of authentic materials for learning a language is an issue that has been constantly raised by Corpus Linguistics studies as a key element for providing students with the language the way it is ordinarily used by native speakers. Therefore, the main theoretical framework for the research is provided by Corpus Linguistics (BERBER SARDINHA, 2004; BIBER et al, 1998; JOHNS, 1994, 1991a, 1991b; SINCLAIR, 1991), specially the use of concordances for teaching a second or foreign language. Although there are several studies based in the use of concordances for teaching, little is known about how the interaction among Spanish students and the teacher occur when they are doing activities with concordances. Therefore, the theoretical framework is also embodied with the principles of interaction and mediated learning experience, under the social interactionism view (VYGOTSKY, 1978/1984, 1962/1987; VYGOTSKY, LURIA & LEONTIEV, 1934/1986). This research aims at observing the application of language learning activities with concordances in order to discuss and analyze the existence of mediation and interaction criteria in teacher-student/student-student relations. Four lessons focusing each on the learning of one specific lexical item and its patterns were recorded. The transcripts were analyzed lesson by lesson, according to each speaker, following the mediated learning criteria proposed by Feuerstein (1997a, 1980, 1975) and the interaction criteria proposed by Kumpulainen & Wray (2002). The mediation analysis results showed the following teacher/student relations: individuation/sharing, challenge/competence, intentionality/sharing and intentionality/competence. As for the interaction analysis, the results showed the teacher more frequently asking or organizing followed by the student answering. The data also showed the existence of a sequencing of criteria, which hasn t been noted by any of the previous studies. The complete analysis of the data showed that activities with concordances although have been commonly associated to individual and autonomous learning also favor interaction and mediated leaning
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Língua estrangeira
Concordâncias
Mediação
Interação
Teaching and learning
Foreign language
Concordance
Mediation
Interaction
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Bissaco, Cristiane Magalhães. Ensinando com corpora: mediação e interação em aulas de espanhol como língua estrangeira. 2010. 273 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13486
Data de defesa: 14-Oct-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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