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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13490
Tipo do documento: Tese
Título: Formação de educadores: produzindo conhecimento e possibilitando mudanças sociais na comunidade
Autor: Guerra, Mônica Galante Gorini 
Primeiro orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: Esta pesquisa está inserida no Programa de Extensão Universitário Interinstitucional Programa Ação Cidadã (PAC-LAEL-PUC/SP) no quadro de formação contínua de professores com base na perspectiva crítica, ou seja, na formação de profissionais crítico-reflexivos. O objetivo principal deste trabalho é compreender como as atividades em cadeia do Subprojeto de Extensão Aprender Brincando: Histórias Infantis permitem a produção criativa do denominado Agir Cidadão , ou seja, um agir que concretiza valores defendidos no projeto, com base na autonomia responsável dos participantes, para a solução dos problemas que vivem. As referências ao tópico Agir Cidadão foram observadas: (a) nos encontros de planejamento do grupo de pesquisadores; (b) nas oficinas de formação do Grupo de Apoio (Parrilla & Daniels, 2004); (c) nos encontros de formação das educadoras; (d) em uma aula pautada pelos princípios discutidos; e (e) na apresentação do evento 1º. Simpósio Ação Cidadã. Este estudo está embasado teoricamente em uma visão de formação de profissionais crítico-reflexivos (Liberali, 2009c; Magalhães, 2009; Nóvoa, 1995, Pérez Gómez, 2000), na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (Vygotsky, 1934/1993; Leontiev, 1959/1998; Engeström, 2000/2005, 2003; Daniels, 2003), na constituição do profissional reflexivo com base na linguagem (Bakhtin, 1953/2003) e na centralidade da colaboração para a formação de professores (John-Steiner, 2000; Magalhães, 2009). Utiliza, assim, a pesquisa crítica de cunho colaborativo (Magalhães, 2009), metodologia que possibilita espaços para que todos os envolvidos busquem transformações em suas práticas. Participaram desta investigação pesquisadores do PAC, educadoras e alunos de creches da zona leste de São Paulo. Os dados foram gerados em 2007 por meio de observação e gravação em áudio e vídeo de atividades de formação. Para compreender a produção de significados em Cadeia Criativa (Liberali, 2006) e analisar a argumentação como um processo colaborativo, esses dados foram discutidos com base na análise dos conteúdos temáticos (Bakhtin, 1953/2003), da argumentação (Pontecorvo, 2005) e dos tipos de argumentos utilizados (Perelman & Olbrechts-Tyteca, 1996/2005). Foi analisado o papel da argumentação na construção do tópico Agir Cidadão . Os resultados apontam que a argumentação possibilitou uma configuração mútua de sentidos (Aguiar, 2010) nas atividades analisadas e, em alguns momentos, oportunizou traços criativos produzindo significados compartilhados pelos grupos
Abstract: This research is part of the Interinstitutional University Extension Program Acting as Citizens Program (PAC-LAEL-PUC-SP) in the framework of teacher continuing education based on a critical perspective, that is, the formation of critical-reflexive professionals. The main objective of this study is to understand how the chain of activities of the Extension Project Learn-Play: Children s Stories allows the creative output of the Citizenship Attitudes , that is, actions which materialize values outlined in the project, based on responsible autonomy for participants to seek solutions for problems they need facing. The references to Citizenship Attitudes topic were observed during: (a) the planning meetings of the group of researchers (b) the workshops for developing the Teacher Support Team TST (Parrilla & Daniels, 2004); (c) the teacher education meetings; (d) a class based on the discussed principles; and (e) the presentation at the Acting as Citizens Symposium. This study is theoretically grounded on a vision to develop critical-reflective professionals (Liberali, 2009c; Magalhães, 2009; Nóvoa, 1995; Pérez Gómez, 2000), on the Social-Historical-Cultural Activity Theory (Vygotsky, 1930/2003); Leontiev, 1959/1998; Engeström, 2000/2005; 2003; Daniels, 2003), on the constitution of the reflective professional focusing on the issue of language (Bakhtin, 1953/2003) and on the centrality of collaboration for teachers education (John-Steiner, 2000 and Magalhães, 2009). It adopts the critical research of collaboration methodology (Magalhães, 2009), which allows space for everyone involved to seek changes in their practices. The participants of this investigation were researchers from PAC and educators and students of daycare centers located at the east area of the city of Sao Paulo. The data were generated in 2007 through observation and audio and video recording of teacher education activities. In order to understand the production of meanings in the Creative Chain (Liberali, 2006) and to analyze the argumentation as a collaborative process, the discussion of these data were based on the analysis of theme contents (Bakhtin. 1953/2003), argumentation (Pontecorvo, 2005) and the types of arguments (Perelman & Olbrechts-Tyteca, 1996/2005) that were used. It was also analyzed the role of argumentation through the construction of the topic Acting as Citizen . The results show that argumentation provided a mutual configuration of senses (Aguiar, 2010) in the analyzed activities and, some times, it provided creative traits producing shared meanings by the groups
Palavras-chave: Formação de educadores
Cidadania
Argumentação
Teacher education
Citizenship
Argumentation
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Guerra, Mônica Galante Gorini. Formação de educadores: produzindo conhecimento e possibilitando mudanças sociais na comunidade. 2010. 248 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13490
Data de defesa: 10-Dec-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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