???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13515
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Competência comunicativa e competência profissional: espanhol instrumental para hotelaria |
Autor: | Galván, Claudia Bruno ![]() |
Primeiro orientador: | Freire, Maximina Maria |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivos: 1) analisar uma proposta de curso instrumental baseado em tarefas, com o propósito de desenvolver as competências profissionais aliadas às competências comunicativas, em espanhol, necessárias para trabalhar no contexto de uma recepção hoteleira, e (2) verificar a percepção dos alunos com relação às competências desenvolvidas. Esta pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre de 2004, em uma instituição particular de nível superior localizada na cidade de São Paulo, no curso de Bacharelado em Hotelaria, na disciplina Língua Estrangeira Moderna - Espanhol. O quadro de participantes é constituído por alunos do segundo semestre do curso citado e pela pesquisadora. Outros professores e profissionais da área também contribuíram com informações complementares. Como construto teórico para esta dissertação, baseio-me no conceito de competência profissional de Arruda (2005), Alessandrini (2002), Roggero (2003), Fleury (2000, 2001), Stroobants (1997) e Ansarah (2002). No que se refere à competência comunicativa, adoto o modelo desenvolvido por Canale & Swain (1980) e revisado por Canale (1983). Para a definição da Abordagem Instrumental para o ensino de línguas, apóio-me em Hutchinson & Waters (1987), Strevens (1988) e Dudley-Evans & St. John (1998). O conceito de tarefa deriva de Nunan (1989). A pesquisa pretende ter contribuído para a área hoteleira, em que o espanhol tem relevância em função de uma necessidade econômica e na qual há uma escassez de cursos específicos que contemplem as suas necessidades |
Palavras-chave: | Competência comunicativa Competência profissional Espanhol Ensino Instrumental Tarefas Língua espanhola - Estudo e ensino - Finalidades específicas Hotelaria |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da instituição: | PUC-SP |
Departamento: | Lingüística |
Programa: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Galván, Claudia Bruno. Competência comunicativa e competência profissional: espanhol instrumental para hotelaria. 2005. 151 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13515 |
Data de defesa: | 5-Oct-2005 |
Appears in Collections: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ClaudiaGalvan.pdf | 995,32 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.