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Tipo do documento: Tese
Título: Formação crítico-reflexiva de professoras-alfabetizadoras mediada pela leitura da obra A fada que tinha ideias
Autor: Coelho, Taciana Oliveira Carvalho 
Primeiro orientador: Freire, Maximina Maria
Resumo: O objetivo desta pesquisa é descrever e interpretar o fenômeno formação críticoreflexiva de professoras-alfabetizadoras mediada pela leitura da obra A fada que tinha ideias (Almeida, 1976), visando a uma contribuição de relevância social para a transformação de sua prática pedagógica. No trabalho, são discutidos construtos teóricos sobre formação docente, reflexão e reflexão-crítica, como propostos por Ghedin (2002), Perrenoud (2002), Schön (2000), Freire, P. (1970/1984, 2002), Dewey (1933/1959), entre outros; e uma obra de literatura infanto-juvenil é utilizada como elemento desencadeador da reflexão crítica proposta. Das várias opções metodológicas existentes para a investigação em Linguística Aplicada, descobri na Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica (van Manen, 1990; Ricoeur, 1976, 2001; Freire, M.M., 2010, 2007a, 2007b, 1998) um caminho interpretativo inovador e atraente. A experiência de leitura e reflexão sobre o livro foi registrada em textos por 55 participantes do Programa Letra Viva - Alfabetização para professores alfabetizadores, curso de formação continuada oferecido pela Secretaria de Educação da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do Vale do Paraíba, São Paulo. Tendo como base os processos de textualização, tematização e ciclo de validação propostos por van Manen (1990) e os movimentos de refinamento e ressignificação propostos por Freire, M.M. (2010, 2009, 2008a, 2007a, 2006), foi possível identificar cinco temas hermenêutico-fenomenológicos que constituem a estrutura do fenômeno experienciado pelas participantes desta investigação, como apresentado neste trabalho
Abstract: This study aims to describe and interpret the phenomenon critical-reflective education of literacy teachers mediated by the reading of the children s literature book A fada que tinha ideias [The fairy who had ideas] (Almeida, 1976). The objective is to give a contribution of social relevance to the transformation of those teachers pedagogical practice. Theoretical constructs about teachers criticalreflective education, as suggested by Ghedin (2002), Perrenoud (2002), Schön (2000), Freire, P. (1970/1984, 2002), Dewey (1933/1959), among others, are discussed and the children's literature book is the trigger element of the critical reflection proposed. Among the various methodological options available for research in Applied Linguistics, I discovered an innovative and attractive interpretive path in the hermeneutic-phenomenological approach (van Manen, 1990; Ricoeur, 1976, 2001; Freire, M.M., 2010, 2007a, 2007b, 1998). The experience of reading and reflecting about the book was registered in texts produced by 55 participants of Letra Viva Alfabetização, a program for literacy teachers, which is offered by the Municipal Department of Education in a city of Vale do Paraíba region, in the state of São Paulo. Based on the textualization, thematization and validation processes proposed by van Manen (1990) and also on refinement and re-signification movements proposed by Freire, M.M. (2010, 2009, 2008a, 2007a, 2006), it was possible to identify five hermeneutic-phenomenological themes that constitute the structure of the investigated phenomenon, as presented in this thesis
Palavras-chave: Formação docente
Reflexão-crítica
Abordagem hermenêuticofenomenológica
Teacher education
Critical-reflection
Hermeneutic-phenomenological approach
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Coelho, Taciana Oliveira Carvalho. Formação crítico-reflexiva de professoras-alfabetizadoras mediada pela leitura da obra A fada que tinha ideias. 2011. 261 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13527
Data de defesa: 19-Aug-2011
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