REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13529
Tipo: Dissertação
Título: Ideologia e ensino-aprendizagem de inglês na escola pública
Título(s) alternativo(s): Ideology and English teaching-learning at public schools
Autor(es): Fernandes, Paula Telles da Costa
Primeiro Orientador: Celani, Maria Antonieta Alba
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os aspectos ideológicos relacionados ao ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira na escola pública. Pretende contribuir, portanto, para um melhor entendimento das ideologias que se manifestam tanto no discurso do professor como em sua prática em sala de aula. Para isso, adotou-se o conceito de ideologia, proposto por Bakhtin e o Círculo, considerando a sua constituição sócio-histórica. A fundamentação teórica apoia-se também nos estudos de Apple sobre ideologia e educação e na perspectiva de Bakhtin/Voloshinov, no diz respeito ao signo ideológico. O maior ponto de intersecção entre esses teóricos é a identificação com o pensamento marxista, já que o materialismo histórico dialético está presente como referencial comum às teorias desses autores. Os procedimentos metodológicos consideram o paradigma qualitativo, seguindo uma linha crítica de Kincheloe e Mc Laren. Os dados estão embasados nas aulas e nas conversas reflexivas com dois professores de inglês de uma escola pública estadual da cidade de São Paulo. A coleta foi realizada ao longo de sete meses (de maio de 2009 a novembro de 2009). A análise traz os tópicos discursivos que melhor explicam a problemática central da pesquisa: um ensinoaprendizagem de inglês no contexto da escola pública pautado por atividades de leitura e escrita e uma grande ênfase na tradução de palavras e frases dissociadas de seu contexto linguistico e situacional. Os resultados obtidos apontam para uma forte relação entre ideologia e prática do professor de inglês da escola pública
Abstract: This paper aims to examine the ideological aspects related to teaching-learning English as a foreign language at a public school. It is intended to contribute to a better understanding of such aspects, which are raised both in the teacher s discourse and in his/her classroom practices. The concept of ideology as applied in this paper stems from Bakhtin & The Circle, and refers to ideology as a way in which one views the world. However, while embracing Bakhtin & The Circle s concept of ideology as essentially social and historical, this paper is also theoretically grounded in Apple s perspectives about ideology and education as well as Bakhtin/Voloshinov s works on ideological sign. The most significant common ground between these theories lies on their identification with Marxist ideas. Therefore, historical dialectical Marxism underlies the theoretical framework of all these writers. This research was carried out on a critical basis (Kincheloe & Mc Laren) within a qualitative paradigm, and was based on classes and reflective talks with two English teachers from a São Paulo State public school. Data were gathered throughout seven months (from May to November, 2009) and showed a clear relationship between the teacher s ideology and his/her classroom practices. The analysis provided in this paper brings forth the discourse topics that better explain the core issue of this research, i.e. public school English teaching-learning based on reading and writing practices allied with a great emphasis on translating words and sentences that are ultimately detached from a linguistic situational context. The results suggest that there is a strong relationship between the teacher s ideology and his/her classroom practices while teaching English at a public school
Palavras-chave: Ideologia
Ensino-aprendizagem de inglês
Escola pública
Ideology
English teaching-learning
Public school
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Fernandes, Paula Telles da Costa. Ideology and English teaching-learning at public schools. 2011. 341 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13529
Data do documento: 12-Ago-2011
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Telles da Costa Fernandes.pdf5,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.