???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13581
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise da compreensão escrita em língua inglesa no Caderno do professor
Autor: Martins, Maria Fernanda
Primeiro orientador: Ramos, Rosinda de Castro Guerra
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar como a habilidade comunicativa de compreensão escrita em língua inglesa é trabalhada no Caderno do Professor da 1ª série do Ensino Médio (SÃO PAULO, 2009a, 2009b, 2009c, 2009d), material didático usado nas escolas públicas do Estado de São Paulo e que foi elencado como o terceiro subsídio da Proposta Curricular (SÃO PAULO, 2008). Este estudo tomou como base teórica os documentos oficiais para o ensino de língua inglesa no Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, (BRASIL, 1997), os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (BRASIL, 1998), os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 1999), os Parâmetros Curriculares + Ensino Médio (BRASIL, 2002), as Orientações Curriculares (BRASIL, 2004 e 2006) que têm por objetivo nortear a prática pedagógica, o ensino e os currículos das escolas brasileiras e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2008) que foi elaborada com o objetivo de organizar e referenciar o sistema educacional do Estado de São Paulo. Para as concepções de leitura este estudo guiou-se em Smith (1999), Kleiman (2004, 2008, 2010) e Koch e Elias (2011). Sobre material didático tomou-se como base Cunningsworth (1995), Hutchinson e Waters (1987), Tomlinson (2001), Coracini (2009) e Ramos (2009). Para os critérios de avaliação de material didático foi usada a lista de critérios de Ramos (2009) e, para avaliar as atividades de leitura, a ficha de compreensão escrita de Dias (2009). A pesquisa, caracterizada dentro da modalidade de pesquisa qualitativa, chamada de análise documental, desenvolveu-se a partir da seleção e análise das atividades de compreensão escrita dos quatro volumes do Caderno do Professor da 1ª série do Ensino Médio (SÃO PAULO, 2009a, 2009b, 200c, 2009d) buscando responder às seguintes questões: Como a compreensão escrita em inglês é trabalhada no Caderno do Professor da 1ª série do Ensino Médio? i Como a compreensão escrita reflete os documentos oficiais? ii Como a compreensão escrita é explorada nas atividades? . O resultado da análise mostrou que as atividades de compreensão escrita contemplam a visão sociointeracionista de ensino-aprendizagem preconizadas nos documentos oficiais e na Proposta Curricular. Entretanto, no que concerne à questão de compreensão escrita no que tange o desenvolvimento de gênero, o resultado mostrou que o material não está adequado a esse trabalho
Abstract: This research aimed at evaluating how the communicative ability of reading comprehension in English is developed in Caderno do Professor (SÃO PAULO, 2009a, 2009b, 2009c, 2009d) for Sophomore Year at High School. Caderno do Professor is a teaching material used at public schools in São Paulo state and it was developed and published by Proposta Curricular (SÃO PAULO, 2008), guidelines proposed by the Eduction Department of São Paulo state government. The theoretical bases for this study were the Brazilian official documents for the teaching of English Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, (BRASIL, 1997), Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (BRASIL, 1998), Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 1999), Parâmetros Curriculares+ Ensino Médio (BRASIL, 2002), Orientações Curriculares (BRASIL, 2004 e 2006) which aim at guiding the pedagogical practice, the teaching as well as the curriculum of Brazilian schools and Proposta Curricular of São Paulo State (SÃO PAULO, 2008), guidelines proposed for organizing and referencing the educational system of São Paulo state. For reading conceptions this study followed Smith (1999), Kleiman (2004, 2008, 2010), and Koch and Elias (2011). For material evaluation and development this research based on Cunningsworth (1995), Hutchinson and Waters (1987), Tomlinson (2001), Coracini (2009) and Ramos (2009) and for evaluation criteria for materials Ramos (2009) was used as well as the checklist of Dias (2009). The research is classified as qualitative under documental analysis and was developed from the selection and analysis of comprehension reading activities within the four volumes of Caderno do Professor (SÃO PAULO, 2009a, 2009b, 200c, 2009d) for students at Sophomore year at High School aiming at answering the questions that guided this study: How reading comprehension in English is developed in Caderno do Professor? i How reading comprehension reflects the official documents? ii How reading comprehension is developed in the activities? . Analysis result showed that the reading comprehension activities involve a socio-interactionist view of teaching-learning which is stated in the official documents as well as at Proposta Curricular. However, concerning reading comprehension related to genres the results showed that this is not really fulfilled and lacks a meaningful and real development of genres
Palavras-chave: Compreensão escrita
Leitura
Ensino-aprendizagem
Linguagem
Gêneros
Caderno do professor da 1ª série do ensino médio
Reading comprehension
Reading
Teaching-learning
Language
Genre
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Martins, Maria Fernanda. Análise da compreensão escrita em língua inglesa no Caderno do professor. 2012. 232 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13581
Data de defesa: 8-Aug-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Fernanda Martins.pdf8,53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.