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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13664
Tipo do documento: Dissertação
Título: Textos em língua inglesa como sementes de uma experiência vivida por alunos de ensino médio em uma Escola Pública Estadual
Autor: Simone, Sandra Harumi Shiokawa de 
Primeiro orientador: Freire, Maximina Maria
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever e interpretar o fenômeno leitura de textos em inglês de três fontes diferentes por alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual com o intuito de confrontar a visão que os alunos têm de leitura de diferentes textos em inglês com a visão que a professora tem sobre leitura em inglês; compreender o que é considerado como aprendizagem pelos alunos, e perceber o modo como os alunos, de fato, leem em inglês. Para atingir esse objetivo, foi elaborada a seguinte pergunta de pesquisa: O que está envolvido na experiência de ler textos em inglês de três fontes diferentes por alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual? A metodologia usada nesta investigação foi a abordagem hermenêutico-fenomenológica (FREIRE, 2006, 2007, 2010, 2012) e o corpus desta pesquisa foi formado pelos textos produzidos pelos alunos em resposta às seguintes perguntas que foram feitas após a leitura de cada texto em inglês: (a) Descreva a experiência de ter lido um texto retirado de livro didático/ revista especializada/ revista norte-americana; (b) O que você aprendeu com o texto?; (c) Quais foram as estratégias que você usou para entender o texto? O pano de fundo para este trabalho foi o viés da Complexidade com base em Morin (1982/1990, 1990/2001, 2000, 2003), Capra (1996), Moraes (1996) e Mariotti (2007); as questões relacionadas à leitura e seu desenvolvimento fundamentaram-se em Freire, P. (1981/2006), Koch & Elias (2006), Rojo (2009), Santaella (2012), Grabe & Stoller (2011), Nardi (2010), e nos seguintes documentos oficiais: Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL,1996), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (BRASIL,1998) e Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio (BRASIL,1999). Os temas que emergiram da interpretação dos textos dos alunos demonstram uma mudança de atitude positiva em relação à leitura em Língua Inglesa após a participação nesta pesquisa, pelo fato de terem se dado conta de seu próprio potencial, que não reconheciam até então, provocando uma desconstrução de sua crença de que não tinham conhecimento suficiente para ler textos em inglês. Os temas também demonstram que a conscientização sobre seu próprio potencial para aprendizagem gerou um aumento da autoestima dos alunos, promovendo mais confiança em si mesmos e na qualidade do ensino oferecido, além da participação nas decisões relativas às aulas, levando a professora uma reflexão sobre sua postura como profissional da educação e ser humano
Abstract: This research has the target of describing and interpreting the phenomenon reading of texts in English taken from three different sources by High School students from a public state school, with the aims of confronting the view that students have about reading texts in English with the teacher s view; considering what the learners think learning is; and understanding the way they really read in English. To reach these purposes, the following research question was asked: What is involved in the experience of reading texts in English taken from three different sources by High School students from a state public school? The methodology used in this investigation was the Hermeneutic-Phenomenological Approach (FREIRE, 2006, 2007, 2010, 2012), and the corpus of this research was composed by the texts produced by the students when they answered the following questions suggested after the reading of each text in English: (a) Describe the experience of reading a text taken from a textbook/ a specialized magazine/ a North-American magazine; (b) What have you learned with/from the text?; (c) Which strategies have you used to understand the text? The theoretical background of this study was the perspective of Complexity, based on Morin (1982/1990, 1990/2001, 2000, 2003), Capra (1996), Moraes (1996/2012), and Mariotti (2007); the topics related to reading and its development were grounded on Freire P. (1981/2006), Koch & Elias (2006), Rojo (2009), Santaella (2012), Grabe & Stoller (2011), Nardi (2010), and on the Official Documents: Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL,1996), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (BRASIL, 1998) e Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio (BRASIL,1999). The themes that emerged from the interpretation of the students´ texts showed a positive change of attitude regarding reading in English after their participation in this research, because they discovered their own potential, which they had not noticed until then. That fact provoked a rupture in their beliefs for they did not know or were not convinced they had enough knowledge to read texts in English. The themes also showed that the awareness of their potential for learning increased their self stem, promoting more confidence in themselves and in the quality of the teaching offered for them, besides their participation in the decisions related to their classes, leading the teacher to a reflection about the her attitude as a professional and a human being
Palavras-chave: Abordagem hermenêutico-fenomenológica
Complexidade
Leitura em Língua Inglesa
Ensino em Escola Pública
Hermeneutic-Phenomenological Approach
Complexity
English language reading
Public school teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Simone, Sandra Harumi Shiokawa de. Textos em língua inglesa como sementes de uma experiência vivida por alunos de ensino médio em uma Escola Pública Estadual. 2014. 143 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13664
Data de defesa: 18-Mar-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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