???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13679
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem-desenvolvimento de Português como língua adicional: multimodalidade, multiculturalidade e perguntas argumentativas
Autor: Cababe, Bruna Soares 
Primeiro orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: Esta pesquisa está inserida na Linguística Aplicada Crítica e tem o objetivo de investigar a relação entre Atividade Social mediada por perguntas e aprendizagemdesenvolvimento em aulas de Português como Língua Adicional (PLA), com a finalidade de colaborar para o estudo e a prática do ensino do PLA para estudantes estrangeiros residentes no Brasil. O recorte teórico está fundamentado na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (VYGOTSKY, [1934] 2000; LEONTIEV, 1977; ENGESTRÖM, 1987), nos estudos da Argumentação (NININ, 2013; LIBERALI, 2013); nos conceitos de instrumento-e-resultado e instrumento-para-resultado (NEWMAN; HOLZMAN, [1993] 2002), nos conceitos de multiculturalidade (NEW LONDON GROUP, 1994; SANTOS, 2006) e multimodalidade (BEZEMER; KRESS, 2010). A metodologia escolhida para o desenvolvimento deste estudo é a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES, 2006), pois não busca apenas descrever os contextos estudados, mas compreendê-los e agir neles, para criar oportunidades de possíveis transformações por meio da linguagem. Esta pesquisa centraliza duas turmas do curso extracurricular de PLA Língua, literatura e cultura brasileira I , de uma Fundação de caráter filantrópico que oferece cursos privados de extensão, graduação, pós-graduação e ensino médio. Os sujeitos deste estudo são a professora-pesquisadora e 22 jovens estrangeiros de sete nacionalidades diferentes. O corpus desta pesquisa se constitui de duas versões de uma Unidade Didática (UD) construída e reconstruída para a realização de uma Atividade Social (AS) nas aulas de PLA e de quatro excertos de interações entre os estudantes e a professora-pesquisadora durante as aulas em que essa Unidade Didática foi realizada. A análise dos dados foi feita em três níveis: nível dos contextos, nível discursivo e nível da materialidade verbo-visual, e os resultados da pesquisa mostraram que o desenvolvimento de estratégias para lidar com as zonas de indefinição na sala de aula e na vida colabora para o processo de aprendizagemdesenvolvimento de estudantes de PLA; mostraram, também, que a dinâmica pergunta-resposta em sala de aula marcada por perguntas argumentativas e a construção de UDs a partir da combinação de diferentes modos e culturas são fundamentais para a criação de oportunidades de aprendizagem que criem bases para o desenvolvimento
Abstract: This research is embedded in Critical Applied Linguistics and aims to investigate the relation between Social Activity mediated through questions and learningdevelopment in Portuguese as an Additional Language (PLA) classes, in order to contribute to the study and practice of teaching PLA for foreign students living in Brazil. This study s theoretical framework is founded on the Social-Historical-Cultural Activity Theory (VYGOTSKY, [1934] 2000; LEONTIEV, 1977; ENGESTRÖM, 1987), on the studies of Argumentation (NININ, 2013; LIBERALI, 2013); based on the concepts of tool-and-result and tool-for-result (NEWMAN; HOLZMAN, [1993] 2002), on the concepts of multiculturality (NEW LONDON GROUP, 1994; SANTOS, 2006) and multimodality (BEZEMER & KRESS, 2010). The methodology chosen to develop this study is the Critical Collaborative Research (PCCol) (MAGALHÃES, 2006), once it does not only aim to describe the studied contexts, but also to understand them and act on them, so as to create opportunities for possible transformations through language. This research focuses on two multicultural classes of a PLA extracurricular course: Language, Literature and Brazilian Culture I , of a philanthropic foundation that offers private extension, undergraduate, graduate and high school courses. The subjects of this study are the professor-researcher and 22 young foreigners of seven different nationalities. The corpus of this investigation is composed of two versions of a Teaching Unit built and rebuilt for the realization of a Social Activity at the PLA classes and four excerpts of interactions between students and the teacher-researcher that happened during the classes when the Teaching Unit was held. Data analysis was done on three levels: the level of contexts, discursive level and level of verbal-visual materiality. The results of this research showed that developing strategies to deal with zones of uncertainty in classroom and in life contributes to the learning-development process of PLA students. It also showed that the question-answer dynamics in classroom marked by argumentative questions and the construction of Teaching Units from the combination of different modes and cultures are fundamental to creating learning
Palavras-chave: Português como língua adicional
Teoria da atividade sócio-histórico-cultural
Perguntas argumentativas
Multimodalidade
Multiculturalidade
Portuguese as an additional language
Social-historical-cultural activity theory
Argumentative questions
Multimodality
Multiculturality
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Cababe, Bruna Soares. Aprendizagem-desenvolvimento de Português como língua adicional: multimodalidade, multiculturalidade e perguntas argumentativas. 2014. 200 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13679
Data de defesa: 27-Jun-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Soares Cababe.pdf3,78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.