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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13681
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Tragédia Grega em outro tempo e espaço: uma contribuição para o modelo didático do gênero
Autor: Santos, Luís César Sparsbrod 
Primeiro orientador: Zanotto, Mara Sophia
Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar as características definidoras do gênero tragédia adaptada com a finalidade de contribuir para a construção do modelo didático desse gênero, a partir do qual propomos atividades que podem possibilitar o desenvolvimento de capacidades de linguagem para leitura de textos pertencentes a esse gênero. O modelo didático é um objeto descritivo que evidencia as dimensões ensináveis de um gênero. Sua construção é apenas uma das etapas de uma proposta mais ampla sobre o trabalho com o ensino de gêneros e visa à elaboração de sequências didáticas, organizadas de acordo com a relação feita entre o gênero, suas características ensináveis e as capacidades de linguagem (capacidade de ação, discursiva, linguístico-discursiva) que se espera que os aprendizes desenvolvam. Para alcançar nosso objetivo, buscamos responder a duas questões: a) Quais as características definidoras do gênero tragédia adaptada que podem contribuir para a construção do modelo didático? b) Quais as capacidades de linguagem que podem ser desenvolvidas com o ensino de leitura desse gênero? Esse estudo apresenta, inicialmente, os pressupostos teóricos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999/2008), os pressupostos dessa mesma ordem que abordam as questões didáticas do ensino de gêneros (DOLZ,1995; SCHNEUWLY, 1998; DOLZ & SCHNEUWLY, 2004) e os estudos da área da Literatura e do texto dramático, do Teatro e das Tragédias Gregas. (PASCOLATI, 2009; AGUIAR, 2009; ALMEIDA E VIEIRA, 2007; KLEINMAN, 2008; ZANOTTO, 2005; 2008, entre outros). O corpus é constituído da tragédia adaptada de Prometeu Acorrentado. Os procedimentos de análise enfocam as condições de produção desses textos e a sua arquitetura envolvendo a organização, os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos. Com o resultado das análises, pudemos constatar a importância das condições de produção para a constituição dos textos pertencentes ao gênero tragédia, identificar as características definidoras desse gênero e sua contribuição para elaboração do modelo didático e sugerir algumas atividades para a elaboração de uma sequência didática
Abstract: The objective of this research is to identify the defining characteristics of the genre tragedy adapted for the purpose of contributing to the construction of "teaching model" of this kind , from which propose activities that can enable the development of language skills for reading texts belonging to this genre . The teaching model is a descriptive object that shows the dimensions of a teachable genre. Its construction is only one step of a larger work on the teaching of genres and aims at elaborating didactic sequences , arranged according to the relationship between gender taken , his teachable characteristics and capabilities of proposed language ( ability to action, discursive , linguistic- discursive) expected to learners to develop . To achieve our goal, we seek to answer two questions : a) What are the defining characteristics of the genre adapted tragedy that can contribute to the construction of the teaching model? b) What language skills that can be developed with the teaching of reading this genre? This study initially presents the theoretical assumptions Interactionism sociodiscursivo ( Bronckart , 1999/2008 ), the assumptions of the same order that address the educational issues of teaching genres ( DOLZ , 1995; SCHNEUWLY , 1998; DOLZ & SCHNEUWLY , 2004) and studies in the field of literature and the dramatic text, the Theatre and the Greek Tragedies. (PASCOLATI, 2009; AGUIAR, 2009; ALMEIDA AND VIEIRA, 2007; KLEINMAN, 2008; ZANOTTO , 2005; 2008 among others ) . The corpus consists of tragedy adapted from Prometheus Bound . The analysis procedures focus on the conditions of production of these texts and their architecture involving the organization, the mechanisms of textualization and enunciative mechanisms. With the test results, we confirmed the importance of the production conditions for the constitution of the texts belonging to the tragedy genre, identify the defining characteristics of this genre and its contribution to development of the teaching model and suggest some activities for the development of a didactic sequence
Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo
Modelo didático
Gêneros de textos
Tragédia
Sociodiscursivo Interactionism
Teaching model
Genres of texts
Tragedy
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Santos, Luís César Sparsbrod. A Tragédia Grega em outro tempo e espaço: uma contribuição para o modelo didático do gênero. 2014. 255 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13681
Data de defesa: 11-Jun-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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