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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13686
Tipo do documento: Dissertação
Título: Orientações curriculares e material didático de ensino de língua portuguesa: concepções de linguagem e gênero em uma pesquisa documental
Autor: Ribeiro, Amanda Fernandes 
Primeiro orientador: Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
Resumo: A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE) apresentou uma proposta curricular, no ano de 2008, a fim de possibilitar à rede estadual uma mesma base de conhecimentos e competências para o processo de ensino- aprendizagem. Esse documento estadual, intitulado de Currículo do Estado de São Paulo, apresenta princípios orientadores para desenvolver uma prática educativa alicerçada que tem por objetivo o enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo. A partir do Currículo foram elaborados pela SEE o Caderno do Professor e o Caderno do Aluno que apresentam situações de aprendizagem que possibilitam a construção da autonomia, identidade e liberdade mediante as diversas linguagens, constitutivas de significados. Neste projeto temos como objetivo identificar a concepção de linguagem e de gêneros discursivos no currículo de língua portuguesa do Estado de São Paulo, no caderno do professor e no caderno do aluno, mediante as situações de ensino-aprendizagem, para entender como esses três documentos dialogam em termos de teoria e a prática. Assim, este projeto pretende responder às seguintes perguntas de pesquisa: 1) Que concepção de linguagem emerge do Currículo de Língua Portuguesa, do Caderno do professor e do Caderno do aluno? 2) Como o Currículo de Língua Portuguesa propõe o estudo de gêneros discursivos e como esse foco é tratado no caderno do aluno? Para responder estas perguntas e alcançar os objetivos propostos analisaremos o Currículo do Estado de São Paulo, na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, especificamente na disciplina de língua portuguesa, o Caderno do Professor e do Aluno e os constructos linguísticos e discursivos pelo viés bakhtiniano. Este trabalho justifica-se para direcionar o docente sobre o desenvolvimento da disciplina de língua portuguesa com foco nas práticas de linguagens enunciativas que originam os gêneros discursivos para que o processo ensino-aprendizagem seja baseado nas práticas sociais. As análises mostraram que a concepção de linguagem que emerge dos três documentos está embasada na perspectiva ideológica da linguagem, no constructo enunciativo-discursivo que propicia um processo ensino- aprendizagem com foco nos gêneros discursivos, a fim de possibilitar um desenvolvimento didático e metodológico vinculado às situações de prática social do aluno
Abstract: The Department of Education of the State of São Paulo, Brazil, (SEE) has presented a curricular proposal in 2008 to enable public school system to achieve a consistent base of knowledge and skills concerning the learning process. This state document, named Curriculum of São Paulo , presents guiding principles for developing a solid educational practice and aims to face the contemporary world s social, cultural and professional challenges. From this Curriculum, SEE designed the Teacher's Book and Student s Book, which feature learning situations that enable autonomy, identity and freedom construction through a meaning construction language variety. The present project aims to identify through the teaching-learning situations the conception of language and speech genres that appear in the State of São Paulo s Portuguese Language Curriculum, as well as in both the Teacher s and the Student s Book, in order to understand how these three documents engage with one another in terms of theory and practice. Thus, this project aims to answer the following research questions: 1) What conception of language emerges from Portuguese Language Curriculum, Teacher s Book and Student s Book? 2) How does the Portuguese Language Curriculum recommend the study of speech genres and how is it approached by the Student s Book? In order to answer these questions and achieve the aimed goals, the Curriculum of São Paulo s area of Languages, Codes and Technologies specifically regarding Portuguese language , both the Teacher s and the Student s Books, as well as the Bakhtinian linguistic and discursive constructs will be analyzed. The present work justifies itself in the sense of directing teachers on developing Portuguese Language focusing on enunciative language practices that give rise to speech genres, in order for the teaching-learning process to be based on social practices.The analysis show that the language conception present on the documents in question is based on the ideological perspective of language, that enables a teaching-learning process that focuses on speech genres on order to allow a didactic and methodological development linked to situations of student s social practice
Palavras-chave: Currículo
Língua Portuguesa
Linguagem
Gêneros discursivos
Educação
Curriculum
Portuguese Language
Language
Speech Genres
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Ribeiro, Amanda Fernandes. Orientações curriculares e material didático de ensino de língua portuguesa: concepções de linguagem e gênero em uma pesquisa documental. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13686
Data de defesa: 8-Aug-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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