REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13694
Tipo: Dissertação
Título: Sentidos-e-significados atribuídos ao gênero oral seminário: uma investigação crítica
Autor(es): Fernandes, Elizabete Cristina de Brito
Primeiro Orientador: Cavenaghi-Lessa, Angela
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o ensino do gênero discursivo oral seminário, e, como objetivo, investigar os sentidos-e-significados atribuídos por participantes professor e professora pesquisadora sobre o ensino-aprendizagem do gênero discursivo seminário, para compreender como esses sentidos-e-significados são compartilhados e criticamente transformados. Este estudo foi realizado dentro da perpectiva da Linguística Aplicada Crítica, com base em Moita Lopes (2006); Signorini (2006); Fabrício (2006) e Rojo (2006). Apoia-se na teoria sócio-histórico-cultural (Vygotsky, 1984/2010; 1987/2013 e seus colaboradores) e nos conceitos de gêneros discursivos (Bakhtin e o círculo, 2003; dentre outros), ensino de gêneros discursivos orais (Marcuschi, 2008; dentre outros), gênero seminário e sequências didádicas (Dolz e Schneuwly, 2004; dentre outros). A metodologia de pesquisa utilizada foi a crítico-interpretativista (Moita Lopes, 1994;1996; dentre outros) e o corpus é composto por duas reuniões entre pesquisadora e professor participante para planejamento das atividades iniciais, aulas e conversas sobre as aulas. Tanto as reuniões de planejamento das atividades, quanto as gravações das aulas foram discutidas nas conversas realizadas entre pesquisadora e professor participante. Para análise e discussão dos resultados foi utilizada a categoria conteúdo temático, evidenciada pelas escolhas lexicais dos participantes, tendo como eixos de interpretação de análise os sentidos-e-significados atribuídos pelo professor participante e pela professora pesquisadora ao ensino do gênero discursivo seminário. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados revelam que os sentidos iniciais atribuídos tanto pelo professor participante, quanto pela professora pesquisadora ao ensino do gênero seminário foram ressignificados, possibilitando a transformação de práticas em sala de aula e aprendizagem e desenvolvimento aos participantes
Abstract: This research theme is the teaching of oral discourse genres seminar with the objective of investigating the senses-and-meanings attributed by participants - teacher and teacher researcher - about the teaching and learning of discourse seminar to understand how these senses-and-meanings are shared and critically transformed. This study was conducted within the perpective of Critical Applied Linguistics, based on Moita Lopes (2006); Signorini (2006); Fabricio (2006) and Rojo (2006). Relies on the socio-cultural-historical theory (Vygotsky, 1984/2010, 1987/2013 and their collaborators) and the concepts of speech genres (Bakhtin and the Circle 2003, among others), teaching oral speech genres (Marcuschi, 2008, among others), seminar gender and didactic sequences (Dolz Schneuwly 2004, among others). The research methodology that was used is the Criticial Interpretive methodology (Moita Lopes, 1994; 1996, among others) and the corpus is composed of two meetings between researcher and participant teacher for initial planning of activities, lectures and conversations about the classes in which there were different types of interest to the researcher, participant teacher, student and assistant professor. Both the planning of activities as the recordings of the classes were discussed during the meetings between the researcher and the participant teacher. For analysis and discussion of the results It was used the thematic content, where the analysis axes were the directions and meanings attributed by the participant-teacher and teacher researcher for the teaching of gender discourse seminar. The results obtained from the analysis of the data revealed that both initial meanings attributed by the participant teacher and the teacher researcher to the genre teaching seminar were reinterpreted, enabling the transformation of practices in the classroom as well as learning and development to the participants
Palavras-chave: Formação de professores
Seminário
Ensino-aprendizagem
Gênero discursivo oral
Sentidos-e-significados
Teacher education
Seminar
Teaching and learning
Oral discourse genres
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Fernandes, Elizabete Cristina de Brito. Sentidos-e-significados atribuídos ao gênero oral seminário: uma investigação crítica. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13694
Data do documento: 15-Set-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elizabete Cristina de Brito Fernandes.pdf4,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.