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dc.creatorWada, Adriana Pavão-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4357770Z8por
dc.contributor.advisor1Celani, Maria Antonieta Alba-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:22:59Z-
dc.date.available2015-01-23-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.citationWada, Adriana Pavão. Representações acerca de comportamentos (in) adequados: reflexões em um contexto de ensino de inglês na escola pública. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13710-
dc.description.resumoEste trabalho é de natureza qualitativa (DENZIN & LINCOLN, 2005) e se caracteriza como um estudo de caso (CAMPORY, 2005; DUFF, 2008; JOHNSON, 1992; NUNAN, 1992; STAKE, 1995; 1998; YIN, 2005; 2009) que investiga em que medida a realização de atividades de ensino-aprendizagem de Inglês, com foco na temática comportamento, podem levar os alunos a refletirem sobre seus comportamentos. Para tanto, fundamenta-se teoricamente em estudos sobre formação crítica e reflexiva do professor (CELANI, 2002; 2003; DEWEY, 1933/1997; FREIRE, 1998; JOHNSON; FREEMAN, 2001; SMYTH, 1993; ZEICHNER, 1987); em estudos sobre a Pedagogia Crítica (CANAGARAJAH, 2005; PENNYCOOK, 1990); estudos sobre representações (JODELET, 2008; MOSCOVICI, 1961/1978; 2000/2003); nas propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (BRASIL, 1998); e no Currículo do Estado de São Paulo para a Disciplina Língua Estrangeira Moderna (SÃO PAULO, 2010). A pesquisa se desenvolve em uma escola da rede pública estadual localizada na periferia de um município da grande São Paulo. Seus participantes são sete alunos da disciplina de língua inglesa de uma sala de nono ano do Ensino Fundamental II e a professora-pesquisadora, docente da sala em questão. Os dados foram coletados por meio de questionário, audiogravação de uma aula e diários reflexivos da professora-pesquisadora. Os resultados obtidos mostram que as representações da professora-pesquisadora antes e depois da realização das atividades e dos alunos durante a realização das atividades com foco em aspectos comportamentais influenciaram a reflexão dos alunos acerca de suas atitudes, o que se manifestou a partir de seus comportamentos em sala de aula. Quanto à professora-pesquisadora, esta passou por transformações por meio de um intenso e contínuo processo reflexivo que vão ao encontro da tradição de ensino da sala de aula de língua inglesapor
dc.description.abstractThis study is a qualitative (DENZIN & LINCOLN, 2005) research and characterizes a case study research (CAMPORY, 2005; DUFF, 2008; JOHNSON, 1992; NUNAN, 1992; STAKE, 1995, 1998; YIN, 2005, 2009), which investigates in which extent the realization of teaching and learning English activities focusing on the theme behavior, can lead the students to reflect on their own behavior. To accomplish with its aim, it is based on theoretic studies about critically reflective teacher education (CELANI, 2002, 2003; DEWEY, 1933/1997; FREIRE, 1998; JOHNSON; FREEMAN, 2001; SMYTH, 1993; ZEICHNER, 1987); on studies about critical pedagogy (CANAGARAJAH, 2005; PENNYCOOK, 1990); on studies about representations (JODELET, 2008; MOSCOVICI, 1961/1978; 2000/2003); on the proposals contained in the official documents as Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (BRASIL, 1998) and Currículo do Estado de São Paulo para a Disciplina Língua Estrangeira Moderna (SÃO PAULO, 2010). This research was conducted in a public school located on a large city of São Paulo s district and its participants were seven students of the English language discipline and the teacher-researcher. Questionnaire, an audio recording of one class and teacher-researcher reflective diaries were the instruments through which all the data was collected. The results show that the representations of the teacher-researcher before and after the practice of the English activities and the representations of the students during the practice of the English activities focusing on the behavioral aspects influenced the reflection of the students about their attitudes, as evidenced in their behaviors in the classroom. Regarding to the teacher, this has undergone transformation no change in the way they perceive student behavior which characterizes the reflective process was ongoingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T18:22:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana Pavao Wada.pdf: 12091491 bytes, checksum: 1f3f7f7786f0a2faf536b25a159867ca (MD5) Previous issue date: 2014-12-12eng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30459/Adriana%20Pavao%20Wada.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectLíngua estrangeirapor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectReflectioneng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectForeign languageeng
dc.subjectRepresentationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleRepresentações acerca de comportamentos (in) adequados: reflexões em um contexto de ensino de inglês na escola públicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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