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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13751
Tipo do documento: Tese
Título: Auto-heteroecoformação tecnológica de professores de inglês do Ensino Médio em ambiente on-line sob o viés da complexidade
Título(s) alternativo(s): English High School teachers' technological self-hetero-eco formation online course under the complexity approach
Autor: Brauer, Karin Claudia Nin 
Primeiro orientador: Freire, Maximina Maria
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo descrever e interpretar o fenômeno: desenho de curso de auto-heteroecoformação tecnológica de professores de inglês do Ensino Médio em ambiente on-line sob o viés da complexidade, visando ao uso de ferramentas digitais com propósitos educacionais e à produção de material on-line de ensino por esses professores. Os aportes teóricos para o estudo das questões interpretativas desta proposta foram a epistemologia da Complexidade (MORIN, 2003, 2009, 2011), o design educacional complexo (FREIRE, 2013), os estudos de produção de material e ensino a distância (VALENTE, 2000, 2007), a formação docente (P. FREIRE, 2002, 2005) e a auto-heteroecoformação tecnológica de professores (FREIRE, 2009; FREIRE e LEFFA, 2013). A investigação foi desenvolvida por meio da elaboração do curso de Auto-heteroecoformação de professores de inglês do Ensino Médio em ambiente on-line sob o viés da complexidade e também de meu diário reflexivo sobre o curso, nos quais ficaram registrados os textos que foram usados para a interpretação do fenômeno em estudo, o qual recebeu tratamento hermenêutico-fenomenológico, a partir da perspectiva de Freire (1998, 2007, 2008, 2009, 2010, 2012), com base em van Manen (1990). A pesquisa teve como participantes professores de inglês do Ensino Médio da rede estadual da cidade de São Paulo. A interpretação sob a ótica da designer-pesquisadora e dos participantes do curso revelam os seis temas que compreendem o fenômeno: interfaces, ensino, aprendizagem, construção, interação e necessidades. A interpretação desses textos revelou a reflexão dos participantes acerca do curso realizado, bem como proporcionou à professora-pesquisadora momentos reflexivos sobre o desenvolvimento do curso e dos traços complexos necessários para o ensino-aprendizagem
Abstract: The present research aimed to describe and to interpret the phenomenon: design of an English High School teachers' technological self-hetero-eco formation online course under the complexity approach, in order to enable teachers to use technological interfaces and to product online educational materials. The theoretical framework of this study considering the interpretative issues of its proposal was the epistemology of complexity (MORIN 2003, 2009, 2011), complex educational design (FREIRE, 2013), the production and study of materials and distance learning (VALENTE, 2000, 2007), teacher education (P. FREIRE 2002, 2005) and the self-hetero-eco formation process (FREIRE, 2009; FREIRE and LEFFA, 2013). The research was developed through the elaboration of English High School teachers' technological self-hetero-eco formation online course under the complexity approach and through my reflexive diary about the course, to obtain texts that were used for the interpretation of the phenomenon under study which received a hermeneutic- phenomenological treatment, from the perspective of Freire (1998, 2007, 2008, 2009, 2010, 2012) based on van Manen (1990). The research had English High School teachers of public institutions of São Paulo city as participants. The interpretations from the perspective of the designer-researcher and of the participants of the course reveal six themes that comprehend the phenomenon which are mentioned now: interfaces, teaching, learning, construction, interaction and needs. The interpretation of these texts revealed the reflection of the participants upon the design of an English High School teachers' technological self-hetero-eco formation online course under the complexity approach, as well as providing the research-teacher with reflective moments on the development of the course and on the complex features required for the teaching-learning process
Palavras-chave: Auto-heteroecoformação tecnológica docente
Complexidade
Abordagem hermenêutico-fenomenológica
Curso on-line
Ensino Médio
Complexity
Hermeneutic-phenomenological approach
Online course
High School
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Brauer, Karin Claudia Nin. Auto-heteroecoformação tecnológica de professores de inglês do Ensino Médio em ambiente on-line sob o viés da complexidade. 2015. 217 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13751
Data de defesa: 28-Jul-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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