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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13782
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gêneros discursivos/textuais e cidadania: um estudo comparativo entre os PCN de Língua Portuguesa e os Parâmetros em ação |
Título(s) alternativo(s): | Discoursive/text genres and citizenship: a comparative study between National Curriculum Parameters and Parameters in action |
Autor(es): | Figueiredo, Laura Inês Breda de |
Primeiro Orientador: | Rojo, Roxane Helena Rodrigues |
Resumo: | Publicados em 1998, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental (PCN) sugerem uma nova abordagem para o ensino de língua materna. Conseqüentemente, antes que suas sugestões sejam seguidas pelos professores, várias ações são imprescindíveis, entre elas a produção de materiais teóricos intermediários para divulgação das novas teorias que os embasam e a introdução dessas teorias no currículo das licenciaturas em Letras. Outra necessidade urgente é a ampliação e intensificação das práticas já existentes de formação contínua dos professores em serviço, com vistas na discussão e implementação do que se propõe nos PCN. Foi neste sentido que, em 1999, o MEC elaborou os Parâmetros em Ação. Desnecessário afirmar que, se há interesse em que as sugestões dos PCN de Língua Portuguesa sejam seguidas, os materiais e ações de apoio à sua implementação devem ser coerentes com seus princípios básicos (inclusão social e cidadania) e com as teorias que as embasam (entre elas, a Teoria de Gêneros). Foi a partir dessa consideração que desenhamos o percurso desta dissertação, tendo como base duas noções centrais: cidadania e gêneros discursivos/textuais. Assim, a partir da análise do contexto sócio-histórico de produção tanto dos PCN de Língua Portuguesa 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental quanto dos respectivos módulos do Parâmetros em Ação, bem como a partir da distinção entre as abordagens teóricas que adotam diferentemente as terminologias gêneros de discurso e gêneros textuais, este trabalho se propõe ser uma análise documental, cujo objetivo é comparar ambos os documentos, tomando como base uma visão interacionista e sócio-histórica de língua, de acordo com as teorias bakhtinianas de linguagem. Como instrumento de apoio, foi utilizada a ferramenta computacional de análise de corpus denominada WordSmith. O resultado da comparação demonstra que há uma falha no diálogo entre os dois textos, já que os módulos do Parâmetros em Ação incorporam de forma insuficiente o objetivo declarado nos PCN de Língua Portuguesa de se tomarem os gêneros como objeto de ensino-aprendizagem, fazendo recuar o passo adiante que as propostas dos PCN representam em relação às propostas curriculares anteriores a eles e distanciando alunos e professores daquilo que poderia propiciar a formação de um leitor mais crítico e uma educação de fato mais voltada para a cidadania. |
Abstract: | Published in 1998, the National Curriculum Parameters for the Portuguese Language of the 3rd and 4th cycles of Fundamental Education (NCP) suggest a new approach to teaching the mother tongue. Consequently, before their suggestions can be followed by the teachers, several actions are indispensable, among which are the production of intermediary theoretic material in order to divulge the new theories on which they are based as well as the introduction of these theories in the Language Licentiate curriculum. Another urgent necessity is the expansion and intensification of existing practices of teacher in-service continuing education, geared to discussing and implementing that which is proposed by the NCP. It was with this intention that the Ministry of Education (MEC) elaborated, in 1999, Parameters in Action. It is unnecessary to affirm that, if there is interest in following the Portuguese Language CPN, the support material and action towards its implementation must be coherent with its basic principles (social inclusion and citizenship) and with the theories on which it is based (among them, the Genre Theory). This consideration set the track for designing the course of this dissertation, which is based on two central ideas: citizenship and discourse/text genres. In this manner, taking into consideration the social and historical context of the production of the CPN of the Portuguese Language for the 3rd and 4th cycles as well as the respective Parameters in Action modules, with attention towards differentiating theoretical approaches that adopt, in different manners, the terminology discourse genres and text genres, this work proposes to be a documental analysis with the objective of comparing both documents, based on an interactional, social and historical viewpoint of language, according to Bakhtin s theories of language. A computer tool for corpus analysis called WordSmith was used as a support instrument. The result of this comparison shows that there are flaws in the dialogue between the two texts since the Parameters in Action modules do not sufficiently incorporate the objectives declared in the CPN for the Portuguese Language, which is that of taking the genre as an object of teaching-learning. This results in pulling back from the step ahead that the CPN proposals represent in regard to previous curricular proposals, and distancing students and teachers from that which could propitiate the forming of a more critical reader and of an education which would in fact be more geared to citizenship. |
Palavras-chave: | Ensino de língua materna Gêneros textuais Gêneros discursivos Cidadania Currículo PCN de Língua Portuguesa Formação de professor Discoursive genre Text genre Curriculum Citizenship National Curriculum Parameters Mother tongue teaching Lingua portuguesa (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino Curriculos -- Planejamento Curriculos -- Avaliacao |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Lingüística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Figueiredo, Laura Inês Breda de. Gêneros discursivos/textuais e cidadania: um estudo comparativo entre os PCN de Língua Portuguesa e os Parâmetros em ação. 2005. 241 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São paulo, 2005. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13782 |
Data do documento: | 3-Mar-2005 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
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