???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBuzzo, Marina Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771693A1por
dc.contributor.advisor1Machado, Anna Rachel-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:23:14Z-
dc.date.available2008-08-29-
dc.date.issued2003-03-30-
dc.identifier.citationBuzzo, Marina Gonçalves. O diário de leituras: uma experiência didática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2003. 169 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13791-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem um grande desafio: o de realfabetizar, desinibir e motivar seu aluno a ler, a compreender textos e a produzir outros, pois são esses os objetivos básicos de EJA, para o processo de ensinoaprendizagem. Como são vários os fatores que impedem a realização dessas metas, introduzimos o diário de leituras como o instrumento didático preferencial para tentarmos alcançá-los. O objetivo central desta dissertação de mestrado é verificar se a experiência didática de produção de diários de leitura atingiu os objetivos propostos nas instruções que para ela foram dadas, e seus objetivos específicos são: a) verificar como as instruções foram seguidas pelos alunos; b) comparar as formas de cumprir as instruções entre diferentes sujeitos; c) verificar se há diferenças significativas e quais são elas entre diários da terceira produção e diários da última produção dos alunos. Os dados foram coletados no decorrer do curso de Língua Portuguesa, por mim ministrado a alunos de 7ª série da EJA, em uma escola pública da cidade de São Paulo, e analisados numa abordagem interpretativista e de base enunciativa, inspirada no conceito de compreensão responsiva ativa, de Bakhtin (1953/1997). Os resultados mostram que os diários apresentam características individualizadas, no tocante à forma como foram seguidas as instruções e até mesmo na sua extensão. Mostram também que os alunos, no mínimo, começaram a desenvolver um certo domínio na produção de textos pertencentes a esse gênero. Finalmente, após a análise e a avaliação da proposta didática e teóricometodológica apresentadas nesta dissertação, postulo a adequação e a produtividade da inclusão do diário de leituras como instrumento fundamental de ensino interdisciplinarpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T18:23:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marina Goncalves Buzzo.pdf: 1305540 bytes, checksum: 0da8b89b8146395ace32f71e590fe1fc (MD5) Previous issue date: 2003-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30568/Marina%20Goncalves%20Buzzo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectLeitura (Ensino elementar)por
dc.subjectEnsino de leiturapor
dc.subjectDiarios de leiturapor
dc.subjectLinguistica Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleO diário de leituras: uma experiência didática na Educação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marina Goncalves Buzzo.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.