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dc.creatorLousada, Eliane Gouvea-
dc.contributor.advisor1Machado, Anna Rachel-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:23:16Z-
dc.date.available2007-09-06-
dc.date.issued2006-08-04-
dc.identifier.citationLousada, Eliane Gouvea. Entre trabalho prescrito e realizado: um espaço para a emergência dotrabalho real do professor. 2006. 346 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13806-
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo investigar o trabalho educacional, mais precisamente caracterizar o trabalho de um professor de francês como língua estrangeira, procurando mostrar aspectos representativos de seu trabalho, tomado do ponto de vista do trabalho que lhe é prescrito, do trabalho que é realizado por ele e de seu trabalho real. Assim, visamos a mostrar como o trabalho educacional é representado em textos produzidos nessa situação de trabalho, procurando investigar as imagens dos protagonistas construídas nessa situação de trabalho. O quadro teórico-metodológico geral desse estudo baseia-se, em primeira instância, no Interacionismo sócio-discursivo, como apresentado por Bronckart (1997, 2004a). Além disso, recorremos a duas outras linhas teóricas: a primeira ligada às Ciências do trabalho, mais precisamente Clínica da Atividade (Clot, 1999, 2001; Faïta, 2001) e Ergonomia da atividade (Amigues, 2004; Saujat, 2004, 2005) para o aprofundamento das questões ligadas ao trabalho educacional; a segunda ligada a algumas teorias da análise do discurso de linha francesa (Authier-Revuz, 2001; Maingueneau, 2001), para a complementação do modelo de análise dos dados, como sugerido pelo próprio Bronckart (1997, 2004a). A coleta de dados foi realizada em uma escola de francês, com foco em um curso de nível avançado cujo programa foi elaborado pela própria escola. Dentro desse contexto, foram filmadas quatro aulas de um professor voluntário, para posterior discussão com o professor durante as autoconfrontações. Assim, nossos dados foram constituídos a partir de duas fontes: o texto de apresentação do curso avançado e quatro autoconfrontações realizadas com o professor voluntário. A análise dos dados foi feita tendo como base o Interacionismo sócio-discursivo (Bronckart & Machado, 2005; Machado & Bronckart, 2004; Fillettaz, 2004; Bulea & Fristalon, 2004), além de teorias da análise do discurso de linha francesa para complementar alguns níveis de análise dos dados, e da Clínica da atividade e Ergonomia da atividade para a discussão das análises. Os resultados mostraram as características dos textos produzidos nessa situação de trabalho educacional, bem como as diferentes imagens construídas sobre o agir e seus protagonistas nesses textos. Além disso, os dados revelaram diferentes camadas de prescrições que caracterizam o trabalho do professor, indo desde os prescritos mais amplos até as próprias prescrições do professor e passando, nesse percurso, pelas prescrições da escolapor
dc.description.abstractThis thesis aims at investigating the educational work, especially the work of a French as a foreign language teacher, showing representative aspects of the work which is assigned to him, the work that is accomplished by him and his real work. In this way, we intend to show how the images of the actants of this educational work situation are represented in texts that were produced in the school where this research was held. The theoretical-methodological framework of this research is based on the Socio-discursive interactionism (ISD), as presented by Bronckart (1997, 2004a). Besides this main theoretical framework, this study was also based on two other theoretical frameworks: the Activity-Clinic (Clot, 1999; Clot, 2001; Clot et al., 2001) and the Activity Ergonomy (Amigues, 2004; Saujat, 2004); and the French Discourse Analysis, to complement the textual analysis model of the ISD, as suggested by Bronckart (1997, 2004 a) himself. The data collection was made in a French school, focusing on an advanced course whose program was elaborated by the school itself. Within this context, four classes of a volunteering teacher were filmed and were later discussed by the teacher and the researcher in a research situation called self-confrontation mode. Therefore, our data consist in two groups of texts: a text which presents the advanced course and four texts produced within the self-confrontation mode. The data was analyzed within the theoretical and methodological framework of ISD (Bronckart & Machado, 2005; Machado & Bronkcart, 2004; Filliettaz, 2004; Bulea & Fristalon, 2004), and other theories of French discourse analysis. The Activity-Clinic and the Activity Ergonomy were also consulted for the discussion of the analysis. The results showed the characteristics of the texts produced in the educational work situation, as well as the different images that were built about the acting and the actants in these texts. The data also showed different layers of prescriptions that characterize the teacher s work, from the more general prescriptions, and the prescriptions of the school, to the prescriptions made by the teacher himselfeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T18:23:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Eliane Gouvea Lousada.pdf: 2805049 bytes, checksum: 0bcab0a61bf523a8b2b3e8f61e1d68eb (MD5) Previous issue date: 2006-08-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30606/Tese%20Eliane%20Gouvea%20Lousada.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectTrabalho do professorpor
dc.subjectEducational workeng
dc.subjectProfessores de francespor
dc.subjectPratica de ensinopor
dc.subjectTrabalho -- Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleEntre trabalho prescrito e realizado: um espaço para a emergência dotrabalho real do professorpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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