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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13873
Tipo do documento: Dissertação
Título: O computador no ensino-aprendizagem presencial de língua inglesa para professores em formação
Autor: França, Michel Marcelo de
Primeiro orientador: Freire, Maximina Maria
Resumo: O presente estudo descreve e interpreta uma vivência de ensino-aprendizagem de língua inglesa, mediada pelo computador, em contexto presencial, por professores de Letras em formação e as representações que estes possuem sobre a utilização do computador no ensino-aprendizagem de inglês, antes e depois de viver tal experiência. Para atingir esses objetivos, o estudo foi metodologicamente fundamentado na abordagem hermenêutico- fenomenológica (van Manen,1990), e teoricamente embasado em questões de aprendizagem mediada pelo computador (Warschauer,2000), alfabetização e letramento digital (Tfouni, 1988,1995; Kleiman,1995,1998; Sampaio e Leite,2000), representações (Moscovici, 1984, 1994; Freire e Lessa, 2003), e tarefas comunicativas (Nunan,1989). A vivência foi proporcionada pela realização de duas tarefas comunicativas seqüenciadas, propostas a alunos de Letras como atividade extracurricular, com a duração de 20 horas. Os dados foram coletados através de um questionário inicial e dois roteiros reflexivos utilizados ao final de cada tarefa. Os resultados obtidos são apresentados em duas seções: a primeira diz respeito às representações dos participantes e revela que suas percepções iniciais, intuitivas, se confirmam, mostrando-se, ao final, fundamentadas na vivência proporcionada. A segunda destina-se ao fenômeno experienciado, descrevendo-o e apresentando os temas que compõem sua estrutura - conhecimento, ambientação e interação - detalhados em seus respectivos subtemas. A pesquisa, além de descrever e interpretar o fenômeno da vivência do uso do computador para finalidades instrucionais e identificar as representações de quem o experienciou, também contribui para fomentar a discussão sobre inclusão digital como uma forma de combate à exclusão social
Abstract: The present study describes and interprets an experience of teachinglearning English mediated by computer in a face-to-face environment, lived by undergraduate students of Languages. The study also focuses on the representations these students had about using computers for language teaching purposes, before and after the accomplishment of two sequenced communicative tasks. In order to reach the established goals, the research was methodologically grounded on the hermeneutic-phenomenological approach (van Manen, 1990), and theoretically based on issues related to learning mediated by computers (Warschauer, 2000), digital literacy (Tfouni,1988,1995; Kleiman,1995,1998; Sampaio and Leite,2000), representations (Moscovici,1984,1994; Freire and Lessa,2003), and communicative tasks (Nunan, 1989). The phenomenon on focus in this study was experienced throughout the accomplishment of two sequenced communicative tasks, undertaken as a twentyhour extracurricular activity. Data were collected through an initial questionnaire and two reflective guidelines applied after the accomplishment of each task. The outcomes are presented in two sections: the first regards the participants representations about using computers for English teaching-learning purposes, and reveals that the initial intuitive perceptions are confirmed; however, in the end, they were grounded on the experience lived. The second section addresses the experienced phenomenon, describing it and presenting the temes that provide its structure - knowledge, environment, and interaction - detailed in their respective subtemes. Besides describing and interpreting the phenomenon of living the experience of using computers for educational purposes, and identifying the representations of those who had experienced it, the research also contributes to enlarge the discussion about digital inclusion as a form to avoid social exclusion
Palavras-chave: ensino-aprendizagem pelo computador
Língua inglesa
Inclusão digital
Teachinglearning by computer
English Language
Digital inclusion
Lingua inglesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computador
Professores de ingles -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: França, Michel Marcelo de. O computador no ensino-aprendizagem presencial de língua inglesa para professores em formação. 2007. 88 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13873
Data de defesa: 25-Apr-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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