???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13909
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital
Autor: Cortez, Cleide Diniz Coelho
Primeiro orientador: Ramos, Rosinda de Castro Guerra
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar que experiências de aprendizagem foram proporcionadas a um grupo de alunos de sexta série do Ensino Fundamental, ao fazerem um curso de inglês mediado pelo computador. O curso tinha como meta não só trabalhar a compreensão escrita por meio de histórias em quadrinhos impressas e digitais, mas também desenvolver um processo de alfabetização digital que desencadeasse o letramento digital dos alunos participantes. Esta pesquisa se fundamenta nos pressupostos sociointeracionais de aprendizagem de Vygotsky (1934/2003) que norteiam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN-LE Brasil, 1988b), nos quais há a recomendação a que se incluam recursos tecnológicos no ensino (PCN-Introdução, Brasil, 1988a), e que resgata os conceitos de alfabetização e letramento, bem como de alfabetização e letramento digitais (Freire, 1967/2002, 1970/2001; Sampaio & Leite, 2000; Soares, 2001, 2003; Kleiman, 2002; Almeida, 2005, entre outros). A abordagem metodológica escolhida foi o estudo de caso. O contexto da pesquisa foi uma Escola Pública Municipal da cidade de São Paulo e envolveu oito alunos e a professora-pesquisadora. Os resultados obtidos confirmam que um curso de inglês mediado pelo computador é um caminho viável para o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e do qual pode resultar um aprendizado tanto tecnológico como lingüístico
Abstract: This study aims to investigate what learning experiences were provided to a group of 6th grade high school students while attending an English course mediated by computer. The course aimed at developing reading skills from printed and digital comics and then developing a process of digital literacy. This research is based on a Vygotskyan (1934/2003) socio-interactive view of the process of learning and teaching underlined in the "Parâmetros Curriculares Nacionais" (PCN-LE Brasil, 1988b), which recommend the inclusion of technological resources in the learning and teaching process (PCN-Introdução, Brasil, 1988a). It is also based in the rescue of the literacy and digital literacy concepts (Freire, 1967/2002, 1970/2001; Sampaio & Leite, 2000; Soares, 2001, 2003; Kleiman, 2002; Almeida, 2005, among others). As for the methodology the present research is a case study which was conducted in a public school in São Paulo, involving 8 students and the teacher researcher. The results confirm that an English course mediated by computer is a feasible way of teaching and learning a foreign language and it can bring not only technological but also linguistic learning benefits
Palavras-chave: Inglês no ensino fundamental
Letramento digital
Uso do computador em sala de aula
English in the high school
Digital literacy
Computer in the classroom
Lingua inglesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computador
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Cortez, Cleide Diniz Coelho. Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital. 2007. 208 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13909
Data de defesa: 31-Aug-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cleide Diniz Coelho Cortez.pdf12,64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.