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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13917
Tipo do documento: Dissertação
Título: A produção escrita em língua inglesa nas interfaces papel e blog
Autor: Kozilkoski, Elisabeth Pacheco Lomba 
Primeiro orientador: Freire, Maximina Maria
Resumo: Este trabalho teve por objetivos (1) identificar as representações de alunos do ensino médio sobre o ato de escrever em papel e no blog, e (2) descrever e interpretar o fenômeno da produção escrita em língua inglesa nas interfaces papel e blog, tendo como foco aulas regulares de língua inglesa, ministradas no ensino médio. Para atingir os objetivos traçados, esta pesquisa se fundamentou nos desenvolvimentos em CAI e CALL (Warschauer, 1998; Garret 1991, Ponte, 1992; Torres, 1992; Valente, 1993), no conceito de blog como interface e na sua utilização na área da educação (Haag, 2006; Williams & Jacobs, 2004; Lara, 2005; O Donnell, 2005, entre outros), e na proposta dos PCN para a utilização de recursos tecnológicos com finalidades instrucionais. A abordagem metodológica escolhida foi a hermenêuticofenomenológica (van Manen, 1990). O contexto de pesquisa foi uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, envolvendo 28 alunos de uma segunda série do ensino médio e a mim, professora/pesquisadora. Os textos colhidos ao longo da investigação tiveram uma apreciação predominantemente qualitativa, propiciada pela identificação de temas recorrentes (van Manen, 1990), emergentes de um processo de refinamento (Freire, 2006, 2007) que consolidou o ciclo de validação (van Manen, 1990). Os resultados mostraram que as representações sobre a produção escrita em língua inglesa nas duas interfaces foram distintas, indicando que, para os alunos, escrever em inglês no papel era, em alguma medida, diferente de escrever em inglês no blog. Os resultados também revelaram estruturas distintas para a produção escrita em língua inglesa nas interfaces papel e blog, indicando, assim, tratar-se de dois fenômenos da experiência humana e, não, de um único fenômeno, como assumido inicialmente. Esta dissertação visa a contribuir para a prática docente reflexiva de professores que se propõem a desenvolver a produção escrita em língua inglesa, fazendo uso do blog, e que buscam não somente o produto mas, principalmente, a compreensão da escrita como processo
Abstract: This research aimed at (1) identifying the representations high school students reveal about writing in English when paper and blog are used as writing interfaces, and (2) describing and interpreting the process of writing in English on paper and blog as a phenomenon of lived experience. To reach these pre-established goals, this study was theoretically grounded on developments in CAI and CALL (Warschauer, 1998; Garret 1991, Ponte, 1992; Towers, 1992; Brave, 1993); on the concept of blog as interface and on its use in the educational area (Haag, 2006; Williams & Jacobs, 2004; Lara, 2005; O'Donnell, 2005, among others), and on the guidelines presented by the PCN regarding the utilization of technological resources for instructional purposes. The methodological approach was the hermeneutic-phenomenological one (van Manen, 1990). The research context was a public school of São Paulo countryside, and it involved 28 high school students and myself, the teacher/researcher. The texts collected were qualitatively interpreted, considering the identification of recurrent themes (van Manen, 1990), made explicit through a refinement process (Freire, 2006, 2007), which consolidated the validating cycle (van Manen, 1990). The results indicated that the participants representations about writing in English by using the two interfaces focused on in this study were different, thus revealing that, from the students perspective, writing in English on paper was somehow different from blogging. The outcomes also revealed that the structure of the process of writing in English on paper and on blog was different, thus indicating that, in fact, we were dealing with two phenomena of human experience, and not with a single one, as assumed initially. This dissertation aims at contributing to the reflective educational practice of those teachers who intend to develop the written production in English by using blogs, and who look not only for the written product but mainly for writing as a process
Palavras-chave: Ato de escrever
Escrita em língua inglesa
Writing in English
Lingua inglesa -- Escrita -- Blogs
Lingua inglesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por cmputador
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Kozilkoski, Elisabeth Pacheco Lomba. A produção escrita em língua inglesa nas interfaces papel e blog. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13917
Data de defesa: 1-Oct-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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