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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13945
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de necessidades para recepção de hotel: primeiro passo para uma sugestão de curso
Autor: Cardoso, Zélia Cemin 
Primeiro orientador: Ramos, Rosinda de Castro Guerra
Resumo: Este estudo tem como objetivo a apresentação dos resultados obtidos com a análise de necessidades em suas duas perspectivas: a situação-alvo de uso da língua inglesa em um contexto de trabalho de recepção de hotéis e a situação de aprendizagem dos funcionários em serviço e em pré-serviço em cursos profissionalizantes para hotelaria. Para obter esses resultados, utilizei quatro tipos de instrumentos: entrevistas semi-estruturadas, observação, análise de material autêntico e questionários. O contexto de situação-alvo da recepção de hotéis foi identificado a partir de: exigências das organizações hoteleiras para contratação de funcionários, perfil do funcionário, tarefas previstas pela gerência de hospedagem e executadas pelos recepcionistas e habilidades mais privilegiadas para o desempenho dessas tarefas. O contexto de aprendizagem foi analisado em relação à identificação da motivação do funcionário em serviço para o aperfeiçoamento da língua inglesa e à identificação do aluno dos cursos profissionalizantes para hotelaria no que se refere a sua faixa etária, conhecimento prévio da língua, estilos de trabalho e de apre ndizagem. Os resultados da análise de necessidades em seus dois aspectos, a situação-alvo e a situação de aprendizagem fornecem subsídios para a sugestão de um possível trabalho em sala de aula, primeiro passo para a sugestão de um desenho de curso, com abordagem instrumental, para essa área específica. Como base teórica para a abordagem instrumental, este trabalho fundamenta-se em Hutchinson e Waters (1987), Dudley Evans e St. John (1998) e Robinson (1991 ). Os conceitos teóricos de análise de necessidades e a definição de necessidade dos teóricos citados anteriormente são complementados com as contribuições de Brindley (1989) e Berwick (1989). As definições de desenho de curso se apóiam em Hutchinson e Waters (1987) e Graves (2000) e aquelas sobre tipos de sugestão de conteúdo de curso estão apoiadas em Breen (1987) e Nunan (1988). A perspectiva sistêmico-funcional da linguagem, que norteou a minha sugestão de desenho de curso, é definida a partir dos conceitos teóricos de Hallidaye Hasan (1989), Eggins (1994) e Martin (1985). A sugestão de atividade em sala de aula, que articula as noções de tarefa e gênero, encontra respaldo em Swales (1990), Bathia (1993), Nunan (1988/1991), Long (1987) e Willis (1996), e na proposta pedagógica de utilização de gênero em sala de aula de Ramos (2000). A pesquisa pretende ter contribuído para a sugestão de um desenho de curso adequado às necessidades específicas da ocupação e às necessidades de mercado ao indicar os resultados da análise de necessidades e uma alternativa para alcançar esses resultados. Esta pesquisa justifica-se pela oferta de vagas de trabalho para esse setor operacional da hotelaria, como resultado de investimentos realizados principalmente na cidade de São Paulo. Essas vagas precisam ser preenchidas por pessoal capacitado para essa ocupação, que tem o conhecimento da língua inglesa como essencial
Abstract: This study aims at presenting the results of the needs analysis in its two perspectives: the target situation of the English language usage in the context of front desk work in hotels and the learning situation of in service employees and pre-service ones who are attending training courses for hotel staff. These results were obtained through the use of four kinds of research instruments: semi-structured interviews, observation, analysis of authentic material and questionnaires. The target situation context of front desk in hotels was identified from the recruiting demands of the hotel organizations, tasks that were forecasted by the managers of accommodation and the performed ones by the hotel clerks as well as lhe skills used to perform them. The learning context was analysed in relation to the identification of the in-service employees' motivation to improve their knowledge of the English Language and the identification of he student in hotel work training courses in relation to his/her age, previous knowledge of the English language and leaning styles. The findings of the needs analysis in its both aspects, the target and learning situations contribute to a suggestion of one possible classroom activity, the first step towards the design of a course of English for Specific Purposes. As the theoretical support for the English for Specific Purposes approach, this study is based on Hutchinson and Waters (1987),Dudley-Evans and St. John (1998) and Robinson (1991). The theoretical concepts of needs analysis and the definition of needs proposed by the authors mentioned above are complemented with those of Brindley (1989) and Berwick (1989). The definitions of course design are based on the concepts of Hutchinson and Waters (1987) and Graves (2000), and the ones about types of syllabus are based on Breen (1987) and Nunan (1988). Halliday and Hasan (1989) contribute with the theoretical concepts of the systemic-functional perspective of language. The suggestion of the classroom activity that links the notion of task and geme is based on Swales (1990), Bathia (1993), Nunan (1989/1991), Long (1987) and Willis (1996) and on Ramos' pedagogic proposal of geme usage in classrooms. This study intends to have contributed to a suggestion of course design, meeting the specific needs of the occupation and the job market needs as it indicates the results of the needs analysis and an alternative way to reach these results. This study is justified by the job openings offer for this operational sector of the hotel industry, as a result of the investments made mainly in the city of São Paulo
Palavras-chave: Lingua inglesa -- Conversacao e expressoes para recepcionistas de hotel
Analise de necessidades
Aprendizagem dos funcionarios
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Cardoso, Zélia Cemin. Análise de necessidades para recepção de hotel: primeiro passo para uma sugestão de curso. 2003. 147 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13945
Data de defesa: 30-Nov-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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