???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13973
Tipo do documento: Tese
Título: Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem
Autor: Cardoso, Zélia Cemin 
Primeiro orientador: Ramos, Rosinda de Castro Guerra
Resumo: Este trabalho é parte de um projeto maior- Formação de Professores e Multiplicadores de Ensino-Aprendizagem de Inglês Instrumental para o Sistema de Educação Profissional de Nível Técnico - identificado como ESPtec e tem como objetivo investigar as evidências de aprendizagem da proposta pedagógica de gêneros de Ramos (2004a) no material elaborado pelos Centros de educação de nível técnico, estaduais e federais participantes da Ação 2 do ESPtec. Para atingir esse objetivo, foram analisados o material didático produzido por cada Centro participante e as atividades de auto-avaliação inseridas no curso a fim de identificar as evidências de aprendizagem dos conceitos teóricos sobre elaboração de material fundamentado em gênero, segundo a proposta pedagógica de Ramos (2004a). A fundamentação teórica deste trabalho englobou o conceito de gênero (Bhaktin, 2000; Swales, 1990; Bhatia, 1993; Martin, 1984; Martin e Eggins, 1997; Miller, 1984; Bazerman, 2005 e Meurer, 2002); os conceitos teóricos sobre material didático e sua elaboração, (Tomlinson, 2001; Graves, 2000; Dudley Evans e St John, 1998; Hutchinson e Waters, 1987); algumas propostas de elaboração de material didático com base em gêneros, focando, em especial, a proposta pedagógica de implementação de gêneros de Ramos (2004a). Este trabalho pode ser considerado como um estudo de caso fundamentado nos conceitos teóricos de Yin (1994), Stake (1995 e 1988) e Johnson (1992). Os resultados deste trabalho indicaram as evidências de aprendizagem dos conceitos de elaboração de material didático, fundamentado em gênero, segundo a proposta de Ramos (2004a), em seus aspectos teóricos e práticos
Abstract: This study is part of a larger project Development of teachers and multipliers of ESP for the Brazilian technical educational system and aims at researching the learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a) in the material developed by the centers, of the technical education system, that took part in the project. To reach this objective, the material developed by each center and the self evaluation activities of the course were analyzed to identify learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a). This study is grounded on the theoretical principles of genre (Bhaktin, 2000; Swales, 1990; Bhatia, 1993; Martin, 1984; Martin e Eggins, 1997; Miller, 1984; Bazerman, 2005 e Meurer, 2002); material development (Tomlinson, 2001; Graves, 2000; Dudley Evans e St John, 1998; Hutchinson e Waters, 1987); some proposals of material development based on the concept of genre, highlighting the pedagogical proposal of Ramos (2004a). Methodologically, this study can be considered a case study based on the theoretical concepts of Yin (1994), Stake (1995, 1988) and Johnson (1992). The results of this research revealed the learning evidences of the concepts related to material development based on genre, according to the pedagogical proposal (Ramos, 2004a), in theoretical and practical terms
Palavras-chave: Abordagem instrumental
Gênero
Proposta pedagógica
ESP
Genre
Pedagogical proposal
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Material didatico
Material didatico -- Avaliacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Cardoso, Zélia Cemin. Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem. 2008. 290 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13973
Data de defesa: 9-Jun-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Zelia Cemin Cardoso.pdf12,77 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.