REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14009
Tipo: Dissertação
Título: Análise de artigos de divulgação científica e textos de livros didáticos de biologia sob a perspectiva da gramática sistêmica funcional
Autor(es): Rodrigues, Gislene B. Moraes
Primeiro Orientador: Barbara, Leila
Resumo: Esta pesquisa está inserida no Projeto DIRECT (em direção à linguagem do trabalho), desenvolvido no Programa de Estudos de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem PUC-SP. Neste trabalho analisamos os contextos discursivos da ciência em artigos da revista Superinteressante e em textos de livros didáticos de Biologia, a partir da perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994 e Halliday e Matthiessen, 2004). Dentre as várias possibilidades, a metafunção interpessoal foi eleita como recurso lingüístico para a análise das relações entre os participantes por meio de suas escolhas léxico-gramaticais, observando a questão da interação entre escritor e leitor, como os participantes se nomeiam e são nomeados, que papéis são atribuídos a eles e, ainda, discutimos o caráter pedagógico, conforme Bernstein (1984,1990, 1996 e 1999) e Christie (1998, 2002 e 2005). Para a Lingüística Aplicada que investiga o papel da linguagem na construção da realidade social, é fundamental compreender as possibilidades de construção de sentidos e de relações interpessoais observadas através da escrita. Da mesma forma que, é essencial estudar as relações entre ensino e aprendizagem nesses e para esses contextos, uma vez que precisamos pensar em estratégias e condutas metodológicas mais adequadas às características desse tipo de linguagem. A metodologia adotada foi a Lingüística do Corpus, contando com o uso do software WordSmith Tools (Scott, 2003). Os resultados mostraram-nos que cada contexto discursivo possui um conjunto de funções próprias, realizado por escolhas léxicogramaticais específicas, de acordo com os elementos constituintes de cada gênero, segundo Martin (1984, 1989, 2000, 2003) e Hasan (1989, 1995, 1999, 1996c)
Abstract: This research is part of the DIRECT Project (focused on language at work) developed by Programa de Estudos de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem at PUC-SP. In this work, we examined the discursive contexts of science in articles of the magazine Superinteressante and in texts of Biology textbooks from the Systemic-Functional Grammar (Halliday, 2004 and Halliday & Mathiessen, 2004). Among the several possibilities, the interpersonal metafunction was chosen as a linguistic research for the analysis of the participants relationships through their lexical-grammatical choices looking at the writer and the reader s interaction, at how the participants are named and at how they names themselves, at the roles given to them, and, still, we talked about the pedagogical character, according to Bernstein (1984, 1990, 1996 and 1999) and Christie (1998, 2002 and 2005). For the Applied Linguistics which investigates the language role in the construction of the social reality, it is essential to understand the meaning constructions possibilities and the interpersonal relationships, observed through the writing. Similarly, it is important to study the relations between teaching and learning in these contexts and to them, since we think of strategies and conduct methodological more suited to the characteristics of such language. The methodology adopted was Corpus Linguistics, counting on the usage of WordSmith Tools software (Scott, 2003). The results showed us that each discursive context has a set of functions themselves, which are specific lexicon-grammar choices, according to the constituent elements of each gender, according to Martin (1984, 1989, 2000, 2003) and Hasan (1989, 1995, 1999, 1996c)
Palavras-chave: Gramática sistêmico-funcional
Systemic-functional grammar
Discourse analysis
Superinteressante (Revista)
Analise do discurso
Biologia -- Estudo e ensino
Gramatica sistematica
Funcionalismo (Linguistica)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Rodrigues, Gislene B. Moraes. Análise de artigos de divulgação científica e textos de livros didáticos de biologia sob a perspectiva da gramática sistêmica funcional. 2008. 152 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14009
Data do documento: 28-Ago-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gislene B Moraes Rodrigues.pdf835,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.