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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14014
Tipo do documento: Tese
Título: A produção do discurso lítero-musical brasileiro
Autor: Costa, Nelson Barros da 
Primeiro orientador: Machado, Anna Rachel
Resumo: Este trabalho pretende analisar a Música Popular Brasileira enquanto prática discursiva, tendo como base a orientação que Dominique Maingueneau propõe à Análise do discurso Francesa. Ele também lança mão de categorias procedentes das teorias das heterogeneidades discursivas (Jacqueline Athier-Revuz), do princípio dialógico (Mikhail Bakhtin) e da intertextualidade (Piegay-Gros), perspectiva já integradas por Maingueneau no que ele denomina de "primado do interdiscurso". Realizamos basicamente duas tarefas: 1. Propor uma descrição da Música Popular Brasileira, a partir da caracterização das diversas vertentes e movimentos que interagem em um campo construído por uma prática discursiva que inclui não apenas os produtores efetivos de canções, mas também os discursos que as comentam e divulgam. Para isso, utilizamos as categorias de posicionamento, comunidade discursiva, etos, domínios enunciativos etc. Esta descrição é desenvolvida no capítulo III, após a definição da orientação teórica (capítulo I), da hipótese teórica e das opções metodológicas (capítulo II); 2. Discutir a hipótese de que discurso lítero-musical brasileiro dos nossos dias conquistou ou vem conquistando o papel de discurso constituinte no sentido explicitado por Maingueneau, que o define como o discurso que: dá sentido aos atos da coletividade, consistindo numa forma de vida articuladora da consciência coletiva a indicar modos de sentir, de pensar e de interpretar os fatos sócioculturais; estabelece um archéion, ou seja, determina um corpo de enunciadores consagrados e elabora uma memória para si e para a sociedade; constitui-se tematizando sua própria constituição, pretendendo ao mesmo tempo constituirse para os outros (auto e heteroconstituição) e dizendo-se ligados a uma Fonte legitimante (a Beleza, a Verdade, Deus etc.); usa a palavra de outros discursos constituintes para legitimar sua palavra e definir seu lugar no interdiscurso. Essa discussão é o conteúdo do capítulo IV e contou também com o uso de conceitos como alusão, metáfora, interdiscursividade, intertextualidade e outros, sempre redefinidos em função da perspectiva teórica maior. O trabalho pretende, enfim, esboçar uma espécie de perfil lingüísticodiscursivo da produção lítero-musical brasileira, particularmente daquela que é habitualmente chamada de Música Popular Brasileira, esperando contribuir para os que pretenderem, mais do que analisar canções isoladas, abordar produtos de sujeitos concretos inseridos em um contexto densamente povoado de diálogos e de história, em que as canções, mesmo as mais simples, são nós de uma intrincada configuração interdiscursiva. Aí se influenciam mutuamente comunidades cancionistas (do passado e do presente, nacionais e estrangeiras), comunidades discursivas de outras instituições discursivas, discursos cotidianos, ideologias etc
Abstract: Ce travaiI a Ie but d'anaIyser Ia Musique PopuIaire Brésilienne en tant que pratique discursive à travers de Ia conception d' Analyse du Discous développée par Dominique Maingueneau. On utiIise aussi des catégories issues des théories de l'hétérogénéité discursive (Jacqueline Authier-Revuz), du príncipe dialogique (MikhaiI Bakhtin) et de l' intertextualité (Piegay-Gros), perspectives déjà integrées par Maingueneau dans le "primauté de I'interdiscours". On a reaIisé donc deux taches: 1. Proposer une description de Ia Musique PopuIaire Brésilienne à partir de Ia caractérisation des pIusieurs tendances et mouvements en interaction dans un champs construit par une pratique discursive qui incluí pas seulement des producteurs efectifs des chansons, mais aussi des discours qui Ies commentent et Ies divuIguent. Pour ça, on a utiIisé Ies catégories positionnement, communauté discoursive, domaines énonciatives. Cette description est déveIoppée dans Ie chapitre llI, apres Ia présentation des références théoriques (chapitre I) et des hypotheses théoriques et de Ia méthodoIogie (chapitre lI). 2. Méner une discussion sur l'hypothese ou le discours de Ia modeme chanson brésilienne joue ou prétend jouer, au BrésiI, un rôIe de discours constituant dans le seus explicité par Maingueneau: Ies discours qui out Ia prétension de donner seus aux actes de Ia collectivité et aux autres discours; d'établir un archéion, c'est-à-dire, un corps d'énociateurs consacrés, et de construir une mémoire pour eux-mêmes et pour Ia societé; de se constituer en thématisant sa propre constitution pour jouer un rôIe constituant à l'égard d'autres discours; de se poser comme Iiés à une Source Iégitimante; d'utiIiser Ies mais des autres discours constituantspour Iégitimerses paroles et définir sou . lieu dans l'interdiscours. Cette discussion est Ie contenu du chapitre IV et utilise d'ailleurs les concepts allusion, métaphore, interdiscursivité, intertextualité etc., toujours redéfinis en fonction de Ia perspective théorique pIus ampIe. Le travail prétend, donc, élaborer une esquisse linguistique-discursive de Ia production chansonniere brésilienne, en particulier, celle qui est habituellement appelée Musique Populaire Brésilienne. Notre but est contribuer aux ceux qui veuIent, pIus que d'anaIyses de chansons isolées, une aproche des productions des sujets concrets, inséres dans un contexte pIem de dialogues et d'histoire, ou Ies chansons, même les pIus simples, sont noeuds d'une intriquée configuration interdiscursive. Dans cette configuration, des communautés chansonieres (du passé et du présent, nationaux et étrangeres), des communautés discursives d'autres institutions discursives, des discours du quotidien, des idéoIogies etc., ont influence réciproque
Palavras-chave: Analise do discurso
Musica popular -- Brasil
Discurso constituinte
Heterogeneidade da MPB
Movimentos estetico-ideologicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Costa, Nelson Barros da. A produção do discurso lítero-musical brasileiro. 2001. 486 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14014
Data de defesa: 30-Nov-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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