Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lopes, Roberta | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218724J2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosinda de Castro Guerra | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-28T18:24:14Z | - |
dc.date.available | 2014-07-07 | - |
dc.date.issued | 2010-03-23 | - |
dc.identifier.citation | Lopes, Roberta. O uso do caderno do professor na escola pública estadual: percepções de alunos e professora. 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14136 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo verificar a percepção de alunos sobre sua aprendizagem em Inglês no decorrer da aplicação de um material didático desenvolvido para as escolas públicas de Ensino Fundamental II, material esse que faz parte do plano educacional estabelecido pela Proposta Curricular (SÃO PAULO, 2008a) e apresentado no Caderno do Professor do 3.º bimestre de 7.ª série (SÃO PAULO, 2008d). As perguntas que norteiam o trabalho são: Como alunos de 7.ª série de uma escola estadual de São Paulo percebem sua aprendizagem no decorrer da aplicação de uma unidade didática do Caderno do Professor?e Como os alunos e a professora-pesquisadora avaliam o Caderno do Professor? . A fundamentação teórica deste estudo foi baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998a) e nas diretrizes estabelecidas na Proposta Curricular (SÃO PAULO, 2008a). Critérios para avaliação e elaboração de materiais didáticos para o ensino de Língua Estrangeira (CUNNINGSWORTH, 1995; GRAVES, 2000; TOMLINSON, 2003; RAMOS, 2009) também fundamentam esta investigação. A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de ensino localizada na zona leste da cidade de São Paulo. Seus participantes foram nove alunos da 7.ª série do Ensino Fundamental II. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas, nos meses de outubro e novembro de 2008. Os resultados obtidos mostram que, no decorrer da aplicação da unidade didática que compõe o material do Caderno do Professor do 3.º bimestre da 7.ª série, os alunos perceberam um aumento em sua aprendizagem, principalmente em relação ao conhecimento lexical. Também, houve desenvolvimento dos conhecimentos de mundo sobre o tema abordado (hábitos alimentares) e do conhecimento textual relacionado aos gêneros cardápio, infográfico e tabela nutricional, utilizados durante a aplicação do material didático | por |
dc.description.abstract | This study aims to verify the perception of students about their learning in English during the application of a teaching unit designed for Elementary School (Ensino Fundamental) in a public school in the state of São Paulo, as part of the educational plan established by Proposta Curricular (SÃO PAULO, 2008a) and presented in Caderno do Professor 3.o bimestre from the 7th grade. The questions that guide this research are: How do students from the 7th grade in a public school of São Paulo perceive their learning during the application of a teaching unit of Caderno do Professor? and How do students and the teacher evaluate Caderno do Professor? . The theoretical bases for this study were the Parâmetros Curriculares (BRAZIL, 1998a), the guidelines established in Proposta Curricular (SÃO PAULO, 2008a) and teaching-learning approaches, such as: behavioral, cognitive, and interactionist ones and the concept of literacy established in Proposta Curricular (SÃO PAULO, 2008a). In addition, this study was also based on some criteria for materials evaluation and development for the teaching and learning of foreign languages (CUNNINGSWORTH, 1995; GRAVES, 2000; TOMLINSON, 2003; RAMOS, 2009). This case study took place in a public school located in the east part of the city of São Paulo. The participants were nine students in the 7th.grade of the Elementary School. The data were collected through questionnaires and interviews, during the months of October and November 2008. The results showed that during the implementation of the teaching unit part of Caderno do Professor 3.o bimestre, the students perceived some improvements on their knowledge, as well as the developments of the subject matter (eating habits) and textual knowledge related to genres (menu, infographic and nutritional table) used in the teaching unit | eng |
dc.description.sponsorship | Secretaria da Educação do Estado de São Paulo | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29452/Roberta%20Lopes.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Lingüística | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Avaliação e produção de material didático | por |
dc.subject | Língua estrangeira | por |
dc.subject | Inglês | por |
dc.subject | Teaching-learning | eng |
dc.subject | Materials development and evaluation | eng |
dc.subject | Foreign language | eng |
dc.subject | English | eng |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Lingua inglesa -- Estudo e ensino | por |
dc.subject | Material didatico | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
dc.title | O uso do caderno do professor na escola pública estadual: percepções de alunos e professora | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Roberta Lopes.pdf | 7,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.