Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14146
Tipo: | Tese |
Título: | A reconstrução de uma unidade didática para o ensino de inglês e as percepções de alunos |
Autor(es): | Nogueira, Andrea Patricia |
Primeiro Orientador: | Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
Resumo: | Como parte do projeto de pesquisa denominado Avaliação e Elaboração de Material Didático para Ensino-Aprendizagem de Línguas em Ambientações e Contextos Diversos , este estudo tem o objetivo de verificar que contribuições a reconstrução de uma unidade didática preparada pela professora-pesquisadora pode trazer para o aprendizado de um grupo de alunos. Esse material didático foi reconstruído tendo como base os resultados de um estudo anterior (Nogueira, 2005), teorias de ensino-aprendizagem, de linguagem e de diagramação de textos impressos, além da experiência da professora na escola em que ambos os estudos foram conduzidos. Este estudo de caso examinou as percepções de dez alunos de uma escola pública sobre a aplicação da nova versão da unidade. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários, diários reflexivos, entrevistas e gravações das aulas em áudio. Este estudo se fundamenta na formação do professor reflexivo proposta por Smyth (1992) e Schön (1992, 2000); nos Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (Brasil, 1998a) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio (Brasil, 1999); na abordagem sociointeracionista de ensino-aprendizagem proposta por Vygotsky (1933/1978, 1933/1987); nos conceitos de tarefa (Prabhu, 1987; Ellis, 2003) e gênero (Swales, 1990; Bhatia, 1993; Ramos, 2004); nos critérios de Ramos (1998) para a avaliação e preparação de materiais didáticos; além de orientações sobre diagramação e tipografia de textos impressos (Silva, 1985; Araújo, 1986; Hurlburt, 1986; Ribeiro, 1987; Camara, 2005; Lupton, 2006). Seus resultados mostraram que a nova versão da unidade proporcionou momentos de cooperação entre os participantes em sala de aula, especialmente entre os alunos e a professora. Este estudo também demonstrou que os aprendizes fizeram uso de estratégias de leitura a fim de ler e interpretar os enunciados em inglês presentes no material. Além disso, os dados mostraram que os participantes utilizaram seu conhecimento de mundo, textual e sistêmico, além da mediação da professora e da ajuda dos colegas para superar suas dificuldades ao fazer as atividades da unidade. Os dados ainda confirmaram que o aspecto visual de um material didático pode contribuir para o aprendizado. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse não só sobre o meu papel como professora-designer-pesquisadora como também sobre a prática de meus alunos |
Abstract: | As part of the research project entitled Evaluation and Design of Didactic Materials for Teaching and Learning Languages in Different Settings and Contexts , the aim of this study is to investigate which contributions the re-elaboration of a didactic unit designed by the teacher/researcher can bring to the learning process of a group of students. The re-elaboration of this material was based on the results of a previous study (Nogueira, 2005) as well as on theories of teaching and learning, language views and theories of layout of printed texts. This work was also grounded on the experience of the teacher/researcher in the school where both studies were conducted. This case study also examined the perceptions of ten students in a public school on the implementation of the new version of the didactic unit. Data were collected through questionnaires, reflective journals, interviews and audio recordings of the classes in which the didactic material was used. This study is based on some principles of reflective teacher education, proposed by Smyth (1992) and Schön (1992, 2000), on the Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brazilian National Curriculum Parameters for the Teaching of Foreign Languages Elementary School - Brasil, 1998a) and Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio (Brazilian National Curriculum Parameters for the Teaching of Foreign Languages Secondary School - Brasil, 1999). It is also grounded on the socio-interactionist theory of teaching and learning, proposed by Vygotsky (1933/1978, 1933/1987), the concepts of task (Prabhu, 1987, Ellis, 2003) and genre (Swales, 1990; Bhatia, 1993, Ramos 2004), Ramos 1998 s criteria to evaluate and design didactic materials, and frameworks for layout and typography of printed texts (Smith, 1985 Araújo, 1986; Hurlburt, 1986; Ribeiro, 1987; Camara, 2005; Lupton, 2006) . The results of this study showed that the new version of the didactic unit created moments of cooperation among participants in the classroom, especially between students and the teacher. This study also showed that learners made use of reading strategies to read and interpret instructions in English written in the material. In addition, the data showed that they used their background knowledge, previous textual and systemic knowledge, as well as the mediation of the teacher and help from their classmates to overcome their difficulties to do the activities proposed in the material. It was also confirmed that the visual aspect of a teaching material can contribute to learning. Finally, not only did this research help me to reflect upon my role as a teacher, designer and researcher but it also provided me with the opportunity to reflect upon my students practice |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem de língua Avaliação e produção de material didático Teaching materials English language teaching Evaluation and design of didactic materials Lingua inglesa -- Estudo e ensino Material didatico |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Lingüística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Nogueira, Andrea Patricia. A reconstrução de uma unidade didática para o ensino de inglês e as percepções de alunos. 2010. 271 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14146 |
Data do documento: | 30-Abr-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrea Patricia Nogueira.pdf | 19,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.