REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Andrea da Silva Marques-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777407U0por
dc.contributor.advisor1Collins, Heloisa-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:24:19Z-
dc.date.available2010-08-12-
dc.date.issued2010-06-23-
dc.identifier.citationRibeiro, Andrea da Silva Marques. Design e suporte em contexto de curso online: um estudo sob a perspectiva da teoria da atividade. 2010. 229 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14158-
dc.description.resumoEsta pesquisa situa-se na interface da Linguística Aplicada e da Educação a Distância e visa contribuir para o aprimoramento do design de cursos online, ampliando a compreensão acerca das relações entre as atividades de design e de suporte. Para tal, investiga duas edições do curso Teachers Links, cujo design está sob a responsabilidade dos grupos de pesquisa Edulang e Reflexão sobre a ação. Partindo do pressuposto de que as atividades de design e de suporte podem se complementar e se transformar com vistas à melhoria do design e do desempenho dos participantes, este estudo busca compreender como um curso online se materializa enquanto objeto da atividade de design e como os participantes exercem a atividade de suporte ao longo do curso, verificando o impacto mútuo dessas atividades. Assim, a análise foi organizada em três blocos. O primeiro recai sobre a 1ª edição do curso como objeto da atividade de design, descrevendo a rede de sistemas de atividades. O segundo bloco reside na atividade de suporte em processo, a partir do momento de implementação do curso. Por fim, o terceiro bloco retoma ao curso, em sua 2ª edição, para descrever e interpretar a rede de sistemas que o compõe, estabelecendo assim algumas relações entre tais atividades. A fundamentação teórica que pauta este estudo provém da Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 1999, 2000, 2007), da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATHIESSEN, 2004), com base nos sistemas de avaliatividade (MARTIN E ROSE, 2003) e de transitividade (THOMPSON, 2004). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base descritiva e interpretativista (HOLMES, 1992; MOITA LOPES, 1996; ERICKSON, 1992; HOLLIDAY, 1999), situada em um contínuo de análise qualitativa e quantitativa (BROWN, 2004). Os resultados indicam que as atividades de design e de suporte se transformam não somente pelo viés dos problemas, mas pelo foco nos sujeitos e que a atividade de suporte se constitui de forma mais complexa do que a planejada, abarcando problemas de diferentes naturezas que requerem ações específicas além das planejadas na atividade de designpor
dc.description.abstractThis study is on the interface between Applied Linguistics and Distance Education and aims at contributing to online course design improvement as well as to a broader understanding of the relations between the design and the support activities in online contexts. To do so, it investigates two editions of Teachers Links course, whose design is under the responsibility of the research groups Edulang and Reflexão sobre a ação. Based on the presupposition that design and support activities can complement one another and mutually transform themselves with the aim of improving design and participants performance, this study attempts to understand how an online course materializes itself as the object of the design activity and how the participants take part in the support activity, establishing the mutual impact of those activities. Thus, the analysis was organized into three parts. The first one focuses on the first edition of the course as the object of design activity so as to describe it and its network of activity systems. The second part has the support activity in process as its focus, from the moment the course starts to be implemented. To finish, the third part focuses on the 2nd edition of the course in order to describe and interpret the network of its activity systems, establishing relations between the design and support activities. The research draws on the Activity Theory (ENGESTRÖM, 1999, 2000, 2007), the Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY e MATHIESSEN, 2004), based on the system of appraisal (MARTIN e ROSE, 2003) and on the system of transitivity (THOMPSON, 2004). The research paradigm is qualitative with descriptive and interpretive basis (HOLMES, 1992; MOITA LOPES, 1996; ERICKSON, 1992; HOLLIDAY, 1999), situated in a qualitative and quantitative continuum (BROWN, 2004). The results indicate that design and support activities are transformed by focusing not only on the problems but also on the individuals as well as that the support activity is a complex one due to the different nature of the problems that modify its object and require specific actions, besides the ones planned in the design activityeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29475/Andrea%20da%20Silva%20Marques%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectSuportepor
dc.subjectTeoria da atividadepor
dc.subjectAvaliatividadepor
dc.subjectTransitividadepor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectDesigneng
dc.subjectSupporteng
dc.subjectActivity theoryeng
dc.subjectAppraisaleng
dc.subjectTransitieng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleDesign e suporte em contexto de curso online: um estudo sob a perspectiva da teoria da atividadepor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrea da Silva Marques Ribeiro.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.