???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14230
Tipo do documento: Tese
Título: Teoria e prática na educação lingüística continuada
Autor: Passarelli, Lilian Ghiuro 
Primeiro orientador: Cintra, Anna Maria Marques
Resumo: Diante do paradigma emergente destes tempos cunhados pela complexidade, pela mudança acelerada, pela globalização, e por conta da crise que assola o cenário educacional brasileiro, o preparo do professor de português em geral tem deixado muito a desejar, haja vista os tristes resultados que obtivemos no PISA/2001 e no ENEM/2001. Dentre as variáveis que contribuem para esse quadro de despreparo, citem-se as críticas que os cursos de formação inicial e continuada têm recebido acerca da dicotomia teoria e prática. A partir de minha própria experiência em ações de educação continuada, na elaboração de material e atuação direta com os professores, configurou-se o objeto de pesquisa deste doutoramento que se inclinou a um trabalho de reflexão, de modo que pudesse integrar a pesquisa acadêmica e a prática, perspectiva da qual decorreu uma pergunta de pesquisa: até que ponto, com a academia intercedendo em favor dos professores, oferecendo um material que extrapola o dos manuais didáticos, poderia ela estar contribuindo para o resgate da auto-estima do professor, se ele puser em prática o que se vem desenvolvendo no centro de produção do conhecimento? Para formalizar essa hipótese pesquisa, ou seja para pensar um meio de intervenção na ação pedagógica do Professor de português já atuante dentro do que requer a educação lingüística nos tempos de hoje, foi apresentada uma proposição que julga ser possível interferir de uma forma concreta em relação ao centro de produção com ações pedagógicas de educação continuada. Mas reside aqui uma outra pergunta de pesquisa: até que ponto essa intercessão pode interferir positivamente? Eis aí o centro da questão em torno de cuja resposta se desenvolveu este trabalho. A complexidade que envolve a educação continuada do professor de português requer o embasamento de duas áreas - da educação e da lingüística - longe de hierarquizar uma em detrimento da outra. O próprio termo educação lingüística já oferece nuanças de que precisamos de dois respaldos, o das ciências da educação e o das ciências lingüísticas, numa relação interdisciplinar que implica a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia, dos dados da investigação e do ensino. Por acreditar que o conhecimento pedagógico se constrói e reconstrói constantemente durante a vida profissional do professor, em sua relação com a teoria e a prática, foi com a construção de um material empírico, criado a partir de experiências vivenciadas, que encontrei uma forma de pensar o plano teórico e o prático, tendo como sustentação o aparato teórico-metodológico da fenomenologia hermenêutica. Apresento esse material no corpo deste trabalho, pois foi sua elaboração que permitiu a sistematização/formalização do que entendo por educação lingüística continuada. Finalizo com a constituição de algumas orientações que podem possibilitar a compatibilização entre o teórico e o prático e exponho uma série de procedimentos e conceitos, a partir dos quais se viabilizou o levantamento de algumas orientações para a educação lingüística continuada, o que foi possível por ter levado em conta a própria natureza interdisciplinar do fenômeno educacional, com a integração entre duas áreas do conhecimento - a da lingüística e a da educação
Abstract: With the emergence of a new paradigm of inquiry, led by the complexity, by the accelerated changes, globalization and the crisis that literally devastates the educational Brazilian scenery, the ability of Portuguese teachers, in general, is far from acceptable, specially after the poor results obtained in the PISA/2001 and in the ENEM/2001. Among the causes which have been contributing for the present situation of lack of adequate teaching skills we can name, among others, the critics related to the dichotomy theory and practice, made to the courses of primary and continuous education. The object of the present study has grown from my own experience in continuous education, specially through the elaboration of projects and the direct contact with the teachers. The results led towards a research trying to find a manner to integrate the academic research and its practical application. And the question for this study came from this perspective: in what measure, with the academy interfering so much in behalf of the teachers, offering tools which go beyond the manuals of didactics, could it contribute to the redemption of the teacher's self-esteem, if he puts in practice what has being developed in the centers of production of knowledge? To be able to formalize this research hypothesis, this, to think at a way of intervention in the pedagogical action of the Portuguese teacher and to make him able to fit in the linguistic education of the present days, a proposition of pedagogical actions of continuous education was proposed, believing it to be able to interfere in a more concrete way right in the center of production. But, at this point, we have to face another question: to what measure that interference will act positively? The present study has been developed with the goal to give answers to solve this problem. The complexity of this theme required a research in two areas - education and linguistics giving equal importance to both of them. The term linguistic education offers by itself the indication that we need either the help of the science of education and the help of the science of linguistics, in a interdisciplinary relationship, which leads to the reciprocal integration of its fundamental concepts, of the theory of knowledge, of methodology, and of the investigation and teaching data. Believing that the pedagogical knowledge is constructed and reconstructed continuously during the teacher's professional life, and also in its relationship with the theory and practice, it was built an empirical data, created after a long time of experiences, to be able to link the theoretical and practical fields, sustained by the theoretical-methodological apparatus of the phenomenology. The presentation of all the data is gathered in the body of the present work, as long as its elaboration permitted the systematization/formalization of what I understand to be continuous linguistic education. Finally, with some guidelines that should be able to help to harmonize theory and practice, I propose a series of procedures and concepts which will lead to the continuous linguistic education, which was only possible taking into account the interdisciplinary nature of the educational phenomena, with the integration of the two major areas of knowledge - the linguistics and the education
Palavras-chave: Ensino de portugues
Professores de portugues -- Formacao profissional
Professores de linguas
Educacao continuada
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Língua Portuguesa
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Passarelli, Lilian Ghiuro. Teoria e prática na educação lingüística continuada. 2002. 239 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14230
Data de defesa: 30-Nov-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lilian Ghiuro Passerelli.pdf17,53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.