???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14251
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de língua portuguesa a partir das necessidades e expectativas de alunos de EJA
Autor: Santos, Manoel Josiano dos 
Primeiro orientador: Cintra, Anna Maria Marques
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar reflexões decorrentes do trabalho com a produção textual com alunos de EJA em sala de aula e descrever os resultados obtidos a partir do desenvolvimento de uma proposta de ensino voltada para as necessidades e objetivos do público alvo dessa pesquisa. Este trabalho fundamenta-se na Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2002a); nas Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000a e BRASIL, 2000b). Também são importantes para esse trabalho os estudos de Gilly (2001) e Harré (2001) acerca das representações sociais, bem como os estudos sobre a produção textual baseados em Marcuschi (2007a e 2007b), Bazerman (2009) e Widdowson (1991). O contexto de pesquisa foi uma escola pública estadual, na qual acompanhamos por um semestre uma turma de 1º termo do ensino médio, noturno. O material utilizado para interpretação foi coletado ao longo do desenvolvimento de atividades em sala da aula durante o segundo semestre de 2011. Os resultados dessa pesquisa revelam que alunos de EJA apresentam peculiaridades quanto ao desenvolvimento da habilidade de produção textual escrita. Muitos não manifestam o desejo de desenvolver textos comumente trabalhados no ensino de língua portuguesa no ensino médio, como textos dissertativos, revelando que há uma necessidade de trabalhar com propostas pedagógicas variadas e que atendam às necessidades dos diferentes públicos alvos. Esses resultados permitem difundir a ideia de que não se trata de propor um programa de ensino específico para EJA, mas trabalhar com propostas flexíveis e que levem em consideração as especificidades do público alvo
Abstract: The aim of this research is to show some reflexion resulting from textual production work which has been done in classroom with EJA students (Young Adult Education) and describe the results from a development teaching purpose regarding the needs and objectives of students who were involved in this research. This work was based upon Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIl, 2002a); Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000a and BRASIL, 2000b). The studies about social representation of Gilly (2001) and Harré (2001) are also very important to this work, as well as the studies about textual production based on Marcuschi (2007a e 2007b), Bazerman (2009) and Widdowson (1991). The context of the research was a public school in São Paulo state, which we observed for one semester an evening group of High School in the 1st. term. The material used for comprehension was collected from the activities developed in class along the second semester in 2011. The results of this research show that EJA students present some peculiarities regarding the development of textual production skills. Many students don t reveal the desire of developing texts commonly worked in Portuguese language teaching in high school, such as write dissertations, showing that there is a need to work with a variety of pedagogical purposes that consider the needs of different target public. These results allow us to have an idea that is not necessary a specific teaching program to Young Adult Education, but to work with some flexible purpose taking into consideration the specific target public
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Produção textual
Ensino de língua portuguesa para comunicação
EJA (Young Adult Education)
Textual production
Portuguese Language teaching for communication
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Língua Portuguesa
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Santos, Manoel Josiano dos. O ensino de língua portuguesa a partir das necessidades e expectativas de alunos de EJA. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14251
Data de defesa: 13-Dec-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manoel Josiano dos Santos.pdf538,36 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.