???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Tamara de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214346A7por
dc.contributor.advisor1Cintra, Anna Maria Marques-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:33:41Z-
dc.date.available2013-07-30-
dc.date.issued2013-06-05-
dc.identifier.citationOliveira, Tamara de. Competência metagenérica e o ensino de português para fins específicos. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14263-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como enfoque principal o ensino de português para fins específicos em função da competência metagenérica. Para seu desenvolvimento recorreu-se, preferencialmente, às teorias sobre gêneros abordadas por Bakhtin (1992), Marcuschi (2008), Bronckart (1999), entre outros. Tendo em vista a relevância da abordagem instrumental centrada no ensino de leitura e escrita, o objetivo desta pesquisa é: aplicar um questionário de Análise de Necessidades para traçar um perfil dos alunos do Curso Técnico de Contabilidade; apresentar os resultados da pesquisa que traz procedimentos quantitativos e qualitativos e elaborar uma proposta pedagógica para o ensino de leitura e escrita concernente aos conceitos sobre a competência metagenérica. O trabalho se justifica pelo fato de os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) destacarem a importância de o ensino de língua materna se valer de diversos gêneros, e também da constatação contraditória nos alarmantes resultados sobre a competência leitora e escritora em nosso país. A metodologia está direcionada à Análise de Necessidades e se constituiu de: aplicação do questionário, tabulação dos dados resultantes, análise e interpretação dos mesmos dados. A pesquisa possibilitou a elaboração de uma proposta pedagógica e sugestões de atividades que visam a ampliar a competência comunicativa dos alunos em função do conhecimento de e sobre os gêneros e de comportamentos de leitor e escritor, proporcionando-lhes compreender a relativa estabilidade atual nos gêneros textuais e, consequentemente, redimensionar o domínio de linguagem dos mesmos alunospor
dc.description.abstractThis dissertation has as its main focus the teaching of Portuguese for specific purposes having the meta-generic competence as basis. For the development of this work we used the genre theories discussed by Bakhtin (1992), Marcuschi (2008), Bronckart (1999), among others. Considering the importance of the instrumental approach for the teaching of reading and writing, the aim of this research is to run a Needs Analysis questionnaire to outline a profile of the students enrolled Accounting Technical Course; other objectives are also present the results of the research, that deals with both quantitative and qualitative procedures, and elaborate a pedagogical proposal for the teaching of reading and writing based on the meta-generic competence concepts. This dissertation can be justified not only by the fact that the PCNs (National Curriculum Parameters) highlight the importance of the fact that the teaching of the native language can make use of different genres, but also by the realization that the results of the reading and writing competence in this country are alarming. The methodology used in the Needs Analysis was the administration of the questionnaire, the tabulation, analysis, and interpretation of the data obtained. The research enabled the elaboration of a pedagogical proposal and the suggestion of activities that aim at broadening the communicative competence of the students based on their genre knowledge, and their reading and writing behaviors, leading them to understanding the relative stability that is found in textual genres, consequently, enlarging their mastery of the languageeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T19:33:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tamara de Oliveira.pdf: 3500997 bytes, checksum: d812b8add04d3002fe214395069375c6 (MD5) Previous issue date: 2013-06-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29587/Tamara%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLíngua Portuguesapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompetência metagenéricapor
dc.subjectEnsino para fins específicospor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectMeta-generic competenceeng
dc.subjectTeaching for specific purposeseng
dc.subjectReading and writingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleCompetência metagenérica e o ensino de português para fins específicospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tamara de Oliveira.pdf3,42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.