???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCano, Márcio Rogério de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732928E8por
dc.contributor.advisor1Cintra, Anna Maria Marques-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:34:02Z-
dc.date.available2012-07-13-
dc.date.issued2006-04-17-
dc.identifier.citationCano, Márcio Rogério de Oliveira. The treatment given of the journalistic speech genders in Portuguese Language didactical books. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14370-
dc.description.resumoEsta dissertação trata da forma como os livros didáticos de Língua Portuguesa, utilizados no Ensino Fundamental, ciclo II, desenvolvem estudos sobre os gêneros do discurso jornalístico. O objetivo desse trabalho é mostrar se os livros didáticos, ao se reorganizarem para atender as exigências dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e do Guia do Livro Didático (1998, 2005), propuseram uma metodologia de estudo que leve em conta as características constituintes dos gêneros do discurso, no caso especifico desta pesquisa, o discurso jornalístico. Trazemos uma análise exploratória feita em três livros didáticos escolhidos pela suas especificidades na indicação pelo Guia, utilizando os estudos de Bakhtin (1992, 2000) que tratam da manifestação dos enunciados em gêneros discursivos constituídos por sua estrutura composicional, estilo e tema. Esta pesquisa propiciou o desvelamento dos pretextos para os quais se utilizam os gêneros jornalísticos, seja para ensinar a gramática, como os livros didáticos sempre têm feito, seja para ensinar estilo, moralizar ou mesmo como modelo para construção de bons textos. Pudemos verificar, ainda, que os gêneros da prática jornalística, ao serem apropriados pelo discurso pedagógico, têm suas características básicas subvertidas, transformando-se em gêneros da prática pedagógicapor
dc.description.abstractThis text is about how the Portuguese language didactical books used in the second cycle of basic school deal with the studies of the journalistic speech genders. The aim of this work is to show if the didactical books, upon being reorganized to match the demands of the National Curricular Parameters (1998) and of the Guide of the Didactical Book (1998, 2005), proposed a method of study that consider the inner characteristics of the speech genders in the specific matter of the journalistic speech. We bring an exploratory analysis done in three didactical books chosen due to their specifications according to the Guide, using the studies of Bakhtin (1992, 2000) that deal with the manifestation of the postulation in discursive genders by their structure, style and theme. This study helped to reveal the reasons the journalistic genders are used for, either to teach grammar like the Didactical Books have been doing, either to teach style, to moralize or even as a model for the building of good texts. We could also notice that the genders of journalistic practice, when used by the pedagogical speech, have their basic characteristics modified, transforming themselves into genders of pedagogical practiceeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T19:34:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcio Rogerio de Oliveira Cano.pdf: 23732920 bytes, checksum: d40960cfacc9b8b23d6aa2fba01930e9 (MD5) Previous issue date: 2006-04-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29681/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLíngua Portuguesapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneros do discursopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectJornalpor
dc.subjectGenders of speecheng
dc.subjectDidactical bookeng
dc.subjectJournaleng
dc.subjectLingua portuguesa -- Estudo e ensinopor
dc.subjectJornalismo -- Analise do discursopor
dc.subjectLivros didaticos -- Brasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleO tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesapor
dc.title.alternativeThe treatment given of the journalistic speech genders in Portuguese Language didactical bookseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcio Rogerio de Oliveira Cano.pdf23,18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.