REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Patrícia Karin de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259945Y8por
dc.contributor.advisor1Dias, Ana Rosa Ferreira-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:34:30Z-
dc.date.available2008-10-10-
dc.date.issued2008-10-01-
dc.identifier.citationRodrigues, Patrícia Karin de Almeida. O discurso da publicidade brasileira: construção e desconstrução de estereótipos da velhice. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14529-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar o modo como a publicidade brasileira mobiliza a construção e desconstrução de estereótipos da velhice. Para isso, este estudo está também centrado em algumas reflexões sobre o universo enunciativo, noções de sujeito e discurso, o qual é constitutivo de práticas discursivas. O corpus escolhido para análise é a publicidade impressa na revista VEJA sobre a campanha de divulgação do Concurso Banco Real Talentos da Maturidade do ano de 2004 ao de 2007. Nossa principal reflexão é sobre como a velhice tem sido encarada pelos idosos, em particular, e pela sociedade, em geral. Nesse contexto, adotamos a perspectiva da Análise do Discurso de Linha Francesa para compreender os sentidos produzidos pelos anúncios publicitários dessa campanha Na análise do corpus, composta por seqüências discursivas que mostram práticas sociais e contextos históricos, verificamos sentidos constituídos pela cenografia da campanha publicitária do Banco Real que assume uma dimensão cultural. A pesquisa revela mecanismos específicos de funcionamento da publicidade e reflete sobre os sentidos acionados, criados, recriados e cultivados pelo discurso da publicidade contemporânea de forte efeito persuasivo. Concluímos este estudo confirmando que os estereótipos da velhice contribuem para a compreensão de como a transmissão da informação sobre o produto, serviço ou da marca reflete valores dos consumidores, identidades e a cultura na qual estão imersos. Além disso, nossa reflexão apresenta a terceira idade como uma prática discursiva e social da publicidade contemporânea que também não está livre das caracterizações que os estereótipos expressampor
dc.description.abstractThe purpose of this research is to analyze on the way Brazilian advertisement mobilizes the construction and the deconstruction the old age stereotypes. For that, this study is also centered in some reflections about the enunciative universe, notions of subject and discourse, which is constitutive discursive practices. The corpus used in this analysis is the advertising as published in VEJA magazine about the campaign Concurso Banco Real Talentos da Maturidade from 2004 to 2007. Our central reflection is about how old age has been faced by elderly people, specifically, and by society, in general. In this context, we adopt the perspective of the French School of Discourse Analysis for understanding the meaning produced by the adverts discourse. In the analysis of our corpus, composed by discursive sequences that show social practices and historical contexts, we examined meanings constituted for scenery the Real Amro Bank advertising campaign that assumes a cultural dimension. The research reveals specific ways in that campaign functions and reflects about the meanings triggered, create, rebuilt, cultivated by the contemporary advertising discourse with strong persuasive effect. We conclude by stating the old age stereotypes contribute to the comprehension how the transmission of information about the product, service or the brand reflect customers values, identities and the culture in which they are immersed. Besides that, our reflection presents the third age like a discursive social practice of contemporary advertising that is not free of the stereotypes characterizations tooeng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30142/Patricia%20Karin%20de%20Almeida%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLíngua Portuguesapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectEstereótipospor
dc.subjectCenografiapor
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectOld ageeng
dc.subjectStereotypeseng
dc.subjectSceneryeng
dc.subjectAnalise do discursopor
dc.subjectPublicidade -- Brasilpor
dc.subjectPublicidade e idosospor
dc.subjectVelhicepor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO discurso da publicidade brasileira: construção e desconstrução de estereótipos da velhicepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Karin de Almeida Rodrigues.pdf4,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.