REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, Tatiana Rodrigues Freire-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482192J7por
dc.contributor.advisor1Elias, Vanda Maria da Silva-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:34:31Z-
dc.date.available2008-11-04-
dc.date.issued2008-10-23-
dc.identifier.citationBarreto, Tatiana Rodrigues Freire. O gênero textual tira em vestibular: uma análise de questões de leitura e compreensão. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14540-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar questões de compreensão de leitura do gênero textual tira em contexto de vestibular, tendo por base princípios da Lingüistica Textual e estudos referentes a gêneros textuais. A pesquisa se justifica uma vez que as tiras são apontadas pelos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) como um gênero textual a ser privilegiado em sala de aula e vêm aparecendo constantemente em exames, tais como: Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e vestibulares. Há de se destacar também que, mais recentemente, o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) incluiu os quadrinhos em sua lista de livros. Tendo-se em vista o objetivo da pesquisa, foram selecionadas, para exemplificação, questões de compreensão elaboradas sobre o gênero textual tira no vestibular da Unicamp, no período de 2002 a 2008. Os resultados indicam que as questões solicitam do leitor conhecimentos das características das tiras; atenção à linguagem não-verbal em associação à linguagem verbal; ativação de conhecimentos diversos (lingüísticos, enciclopédicos, textuais, interacionais etc.); produção de inferências, dentre outros. De modo geral, o trabalho chama a atenção para a necessidade de se trabalhar a leitura de tiras em sala de aula em uma perspectiva que destaque o papel do leitor como um sujeito ativo que recorre a várias estratégias para produzir sentido do textopor
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze some questions about reading comprehension from the genre comic strip in the vestibular context, based on Textual Linguistics and studies on textual genres. This research justifies itself because comic strips have been pointed by PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) as a textual genre to be privileged in classroom and have been coming up constantly in exams, such as Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Saresp (Sistema de Avaliação do Sistema Escolar do Estado de São Paulo) and college entrance exams (vestibulares). We also have to bring out that, more recently, PNBE ( Programa Nacional Biblioteca na Escola) included comic books in its list of books. Bearing in mind the objective of this research, some comprehension questions were selected, for exemplification, and elaborated on the textual genre comic strip in Unicamp vestibular, in the period 2002- 2008. The results indicate that the questions require from de reader knowledge of comic strips characteristics, attention to the non-verbal language associated to the verbal language, activation of diverse knowledge (linguistic, encyclopedic, textual, interactional etc), production of inference, and so on. In sum this work calls attention to the necessity of working comic strips reading in classroom in a perspective which brings out the reader s role as an active subject who appeals to several strategies in order to produce any sense in the texteng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30186/Tatiana%20Rodrigues%20Freire%20Barreto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLíngua Portuguesapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTiraspor
dc.subjectTextopor
dc.subjectProdução de sentidopor
dc.subjectComic stripseng
dc.subjectComicseng
dc.subjectTexteng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectSense productioneng
dc.subjectCompreensao na leiturapor
dc.subjectHistorias em quadrinhopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO gênero textual tira em vestibular: uma análise de questões de leitura e compreensãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiana Rodrigues Freire Barreto.pdf822,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.