???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14577
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo sobre leitura junto a alunos de letras da UFPA - Campus de Marabá
Autor: Brito, Áustria Rodrigues 
Primeiro orientador: Cintra, Anna Maria Marques
Resumo: Este trabalho tem por objetivo caracterizar alguns aspectos das histórias de leitura de 33 estudantes universitários do 2º. Ano do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará/ Campus de Marabá. Ao assumirmos uma abordagem pragmática, cognitiva e sócio-interacional no âmbito do ensino de leitura, estamos considerando que o sentido do texto é produzido por um agente, por meio de comunicação ativa, ou seja, leva-se em conta a intenção do produtor do texto e o contexto, em diferentes situações. Neste sentido, antes que os usuários da língua sejam capazes de relacionar as informações recebidas com o conhecimento lingüístico mais geral e outros conhecimentos arquivados na memória, eles devem analisar o contexto de produção em relação ao qual um determinado enunciado é realizado. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma aplicação de um Questionário Informativo Pessoal (QIP), cujo objetivo foi avaliar o envolvimento dos sujeitos com a leitura desde a infância até o momento atual. Em geral pelos dados levantados vimos que é necessário adensar a compreensão da leitura no ensino de 3º. Grau, revendo algumas variáveis que estão interferindo na sua compreensão, com o objetivo de se elaborar atividades que levem os leitores a monitorar de forma adequada as estratégias lingüísticas e extralingüísticas, para o efetivo ensino da leitura em língua materna. Nossa pesquisa representa um esforço de reflexão pedagógica para minimizar as dificuldades encontradas no curso universitário, quando se busca a formação leitores. Neste sentido ao longo de nosso trabalho decidimos apontar alguns caminhos que podem levar as ações concretas, no intuito de prevenir e amenizar a problemática, suscitando dessa forma, alicerce para uma leitura significativa no espaço universitário
Abstract: This paper has as main goal to characterize some aspect of reading history from 33 college students of the second year from the graduated course on Portuguese Language at the Federal University of Pará/ Campos de Marabá. When we decided to adopt a pragmatic, cognitive and (social-interacional) in the ambit of teaching reading, we re considering that the meaning of the text is produced by an agent, by the active communication, in other words, we consider the text producer intension and the context, in different situations. In this way, before the languages users be capable to associated the information received with a universal linguistic knowledge and others memory stocked knowledge; they must analyze the produce context in a relation which a certain enunciated is performed. This study was developed by the application of a Personal Informative Questionnaire (QIP), which the objective was evaluated the students involvement with reading since the childhood until now. In general based on the information collected we can see that it s necessary to improve the reading comprehension on the third degree, revising some variety that are interfering in their comprehension, with the objective of elaborate some activities that can take the readers to monitoring in a correct way the linguistics strategy and (extra) linguistic to the effective teaching reading of maternal language. This research represents a pedagogical reflection effort that try to minimize the difficulty founded in a college course, when it comes to a readers education. Focuses on this, during our research we decided to point some ways that could take to some concrete actions, trying to prevent and lighten the problematic, becoming the support to a significative reading in an academic space
Palavras-chave: texto
contexto
produtor
estratégias de leitura
reading
text
context
producer
reader
reading strategy
Leitura
Leitores
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Língua Portuguesa
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Brito, Áustria Rodrigues. Um estudo sobre leitura junto a alunos de letras da UFPA - Campus de Marabá. 2005. 94 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14577
Data de defesa: 9-Jun-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Austria Brito.pdf608,15 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.