???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14618
Tipo do documento: Tese
Título: Educação continuada de professores de língua portuguesa: em busca de subsídios para uma proposta de formação centrada na escola
Título(s) alternativo(s): Continued education of Teachers of Portuguese Language: in search of subsidies for a proposal of formation centered in the school
Autor: Arbolea, Tânia Aparecida 
Primeiro orientador: Cintra, Anna Maria Marques
Resumo: O tema formação continuada de professores de Língua Portuguesa decorreu de experiências num percurso profissional de anos de trabalho como formadora, tornando possível verificar que a educação continuada já se colocava como um processo de educação permanente para o desenvolvimento profissional em face da velocidade de informações que modifica o campo educacional. Com os objetivos de conhecer e fazer uma leitura reflexiva sobre propostas desenvolvidas em Portugal; de retomar para uma leitura retrospectiva, projetos desenvolvidos na PUC-SP, a partir de propostas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; e de buscar nos modelos subsídios para uma proposta de ação continuada; a pesquisa buscou embasamento em pesquisa bibliográfica referente à educação continuada de professores, principalmente, em estudiosos como Shön (1992), Nóvoa (1991, 1992) e Alarcão (1991, 1998), priorizando a reflexão na ação. Para os aspectos da Linguística Textual, o apoio teórico está baseado em Adam (2008), Beaugrande (1997), Koch (2006) e Fávero e Koch (2002), em virtude de enfoques voltados para o conceito de texto, a textualidade e seus princípios. Também nos valemos de Serafini (2001) e Pereira (2000, 2001ª, 2001b e 2002), uma vez que seus trabalhos nos oferecem respaldo a respeito do ensino da produção textual sob a ótica do processo. A hipótese de que o conhecimento de projetos implementados nos dois países e a reflexão sobre seus parâmetros permitiria elaborar subsídios para propostas de uma formação continuada de professores de Língua Portuguesa centrada na escola foi confirmada, ainda parcialmente, uma vez que a pesquisa se ateve apenas ao ensino da produção textual. Em síntese, conclui-se que a formação centrada na escola é capaz de possibilitar ao professor refletir sobre sua prática pela resolução de problemas, incentivando-o ao desenvolvimento pessoal e profissional
Abstract: The subject continued formation of teachers of Portuguese Language elapsed of experiences in a professional passage of years of work as formadora, becoming possible to verify that the continued education already if placed as a process of permanent education for the professional development in face of the speed of information that modifies the educational field. With the objectives to know and to make a reflexiva reading on proposals developed in Portugal; to retake for a reading retrospect, projects developed in the PUC-SP, from proposals of the Secretariat of the Education of the State of São Paulo; e to search in the models subsidies for a proposal of continued action; the research searched basement in referring bibliographical research to the continued education of professors, mainly, in studious as Shön (1992), Nóvoa (1991, 1992) and Alarcão (1991, 1998), prioritizing the reflection in the action. For the aspects of the Literal Linguística, the theoretical support is based on Adam (2008), Beaugrande (1997), Koch (2006) and Fávero and Koch (2002), in virtue of approaches come back toward the concept of text, the textualidade and its principles. Also in them we are valid Serafini (2001) and Pear tree (2000, 2001ª, 2001b and 2002), a time that its works in offer endorsement to them regarding the education of the literal production under the optics of the process. The hypothesis of that the knowledge of projects implemented in the two countries and the reflection on its parameters would allow to elaborate subsidies for proposals of a continued formation of professors of centered Portuguese Language in the school was confirmed, still partially, a time that the research if abided only by the education of the literal production. In synthesis, it is concluded that the formation centered in the school is capable to make possible the professor to reflect on practical its for the resolution of problems, stimulating it the personal and professional development
Palavras-chave: Educação continuada
Formação centrada na escola
Reflexão na ação
Continued education
Formation centered in the school
Reflection in the action
Portuguese language
Professores de lingua portuguesa -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Língua Portuguesa
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Arbolea, Tânia Aparecida. Continued education of Teachers of Portuguese Language: in search of subsidies for a proposal of formation centered in the school. 2009. 139 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14618
Data de defesa: 10-Dec-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tania Aparecida Arbolea.pdf748,51 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.