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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14702| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Poesia e teatro no Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles |
| Título(s) alternativo(s): | Poetry and theater in Romanceiro da Inconfidência by Cecília Meireles |
| Autor(es): | Moreno, Inácia Maria de Vasconcellos Godoy |
| Primeiro Orientador: | Palo, Maria José |
| Resumo: | Apresentamos um estudo do Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles (1953), na forma do romanceiro, modalidade poética oralizante, praticada em Portugal e Espanha no século XVI, levando em conta seus aspectos estruturais. Análise e descrição deverão partir do período medieval, do texto oral ao texto teatral. Mantendo a forma híbrida tradicional, o romanceiro foi composto de características peculiares, culturais e históricas, que a poeta Cecília Meireles soube harmonizar entre o medieval e o modernismo. No primeiro capítulo o conceito de gênero épico-lírico é apresentado pela ótica do eu-poético à luz da Retórica Poética aristotélica, da origem ibérica à modernidade, sob conceitos de Todorov, Bakhtin e Lukács, entre outros. No segundo capítulo, a ênfase é dada à oralidade e suas marcas influenciadoras no Romanceiro da Inconfidência, gerando a inversão do enredo histórico, transmudado em martírio pela História do Brasil, em relato heróico, pela fusão do épico ao lírico e ao dramático, à semelhança do auto vicentino português. Surge o herói, não mais único, porém incerto, ambíguo e complexo no cenário lírico teatral em práxis heróica modernista. No terceiro capítulo, o centro é o próprio texto poético, sob a metodologia analítica dos tropos; metáforas e metonímias; paradoxos e contradições; dando espaço e lugar para o receptor, então intérprete da história no cenário lírico dramático. No exercício poético das analogias, entre a Poética e a história, em termos conclusivos, foi configurado um novo espaço de percepção de leitura entre o tempo da memória e o tempo da imagem oral, visual, gestual, perfomática, em escritura a-histórica, intemporal, definidamente, sem respostas ao passado. O Romanceiro da Inconfidência emerge como um novo gênero auto ensaístico, lírico-dramático, em diálogo heróico entre vozes coletivas simultâneas, no cenário poético modernista brasileiro, com Cecília Meireles |
| Abstract: | A study of Romanceiro da Inconfidência by Cecília Meireles (1953) is presented in the form of romanceiro, a verbalizing poetical modality, performed in Portugal and Spain in the sixteenth century, with regard to its structural aspects. Analysis and description will have to start from the medieval period, from the verbal to the theatrical text. Keeping the traditional hybrid form, the romanceiro was composed of peculiar, cultural and historical characteristics, which the poet Cecília Meireles could harmonize between the medieval time and modernism. In the first chapter, the concept of epic, lyric genre is presented, regarding the poetical self, in the light of the Aristotelian Poetical Rethoric, since the Iberian origin until modernity, from the point of view of Todorov, Bakhtin and Lukács, among others. In the second chapter, emphasis is given to orality and its influencing marks over the Romanceiro da Inconfidência, to bring about the inversion of the historical plot, converted into martyrdom by the History of Brazil, in a heroic story, by blending the epic with the lyric and dramatic genres, similarly to the Portuguese auto vicentino. The hero, not one and only, but uncertain, ambiguous and complex appears in the theatrical lyric setting, in the modernist heroic praxis. In the third chapter, the central part is the poetical text itself, under the analytical methodology of the tropos: metaphors and metonymies, paradoxes and contradictions giving space and place to the receiver, the interpreter of the history in the lyric, dramatic setting. In the poetical use of analogies, between Poetics and history, in conclusive words, a new space for reading perception was represented, between the time of the memory and the oral, visual, gestural and performing image of the time, in writings that prove to be ahistorical, non-temporal, definitely with no answers to the past. The Romanceiro da Inconfidência emerges as a new essayistic, lyric, dramatic auto genre, in a heroic dialogue, among simultaneous collective voices in the modernist Brazilian scenery, with Cecília Meireles |
| Palavras-chave: | Auto ensaístico Práxis heróica Herói moderno Gênero discursivo Heroic praxis Modern hero Discursive genre Poesia brasileira Meilreles, Cecilia -- 1901-1964 -- Romanceiro da Inconfidência -- Crítica e interpretação |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Literatura |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
| Citação: | Moreno, Inácia Maria de Vasconcellos Godoy. Poesia e teatro no Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles. 2005. 80 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14702 |
| Data do documento: | 22-Nov-2005 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária |
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