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Tipo do documento: Dissertação
Título: O nonsense revisitado: a estética de ruptura de Edward Lear em diálogo com o contemporâneo de Renato Pompeu em Quatro-olhos
Autor: Granato, Fernanda Marques 
Primeiro orientador: Bastazin, Vera Lúcia
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo resgatar o conceito do gênero nonsense com a finalidade de testar a hipótese de um possível diálogo entre textos de duas obras de características e épocas distintas: Viagem numa peneira, de Edward Lear (1846) e Quatro-olhos, de Renato Pompeu (1976). Os estudos realizados permitem comprovar que, entre os textos analisados, existem traços que possibilitam não apenas aproximá-los, mas também realizar uma reinterpretação do gênero nonsense no contexto da contemporaneidade literária. Para o desenvolvimento do trabalho, elegemos alguns teóricos que dão suporte à análise das obras ficcionais, são eles: Aristóteles (2011) e Croce (1995), sobre gênero; Sewell (1952), Stewart (1978), Ede (1987) e Tigges (1988), sobre nonsense; Huizinga (2010), sobre o lúdico e o jogo; Watt (2010) e Lukács (2009), sobre a teoria do romance; Nikolayeva (2011), sobre a ilustração; Pignatari (2011) e Huxley (1948), sobre a poesia; e Agamben (2009), sobre o contemporâneo. A partir de uma retomada histórico-conceitual, nossa atenção volta-se para a perspectiva de comprovação da hipótese sobre o gênero nonsense, sua ligação com a era vitoriana e as reverberações que o referido gênero traz para a nossa contemporaneidade e, em especial, para o romance de Renato Pompeu, deixando como saldo a tendência para a fragmentação narrativa
Abstract: This dissertation has as its aim to retrieve the concept of the nonsense genre with the purpose of testing the hypothesis of a possible dialogue between texts from two literary works of different characteristics and of different times: Viagem numa peneira, by Edward Lear (1846), and Quatro-olhos, by Renato Pompeu (1976). The studies carried out were able to ascertain that, among the analyzed texts, there are traces that make possible not only to bring the two closer together, but also to do a reinterpretation of the nonsense genre in the context of the literary contemporaneity. In order to develop this proposal, we have elected a few authors that give support to the analysis of the fictional works, such as: Aristotle (2011) and Croce (1995), on genre; Sewell (1952), Stewart (1978), Ede (1987) and Tigges (1988), on nonsense; Huizinga (2010), on game; Watt (2010) and Lukács (2009) on novel; Nikolayeva (2011), on illustration; Pignatari (2011) and Huxley (1948), on poetry; and Agamben (2009), on the contemporaneity. Departing from a historic conceptual recover, our attention is drawn to the perspective of confirmation of the hypothesis about the nonsense literary genre, its connection to the Victorian ages and the reverberations that the referred genre has brought to our contemporaneity, and specially to the novel by Renato Pompeu, leaving as credit the tendency for the fragmentation of the narrative
Palavras-chave: Renato Pompeu
Edward Lear
Nonsense e contemporaneidade
Fragmentação narrativa
Nonsense and contemporaneity
Narrative fragmentation
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Literatura
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Granato, Fernanda Marques. O nonsense revisitado: a estética de ruptura de Edward Lear em diálogo com o contemporâneo de Renato Pompeu em Quatro-olhos. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14767
Data de defesa: 6-Oct-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

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