Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14773
Tipo do documento: Dissertação
Título: Narração de histórias: a performance como leitura
Título(s) alternativo(s): Narrative Stories: reading with performance
Autor: Gomes, Elaine Cristina 
Primeiro orientador: Navas, Diana
Resumo: O presente estudo tem por objetivo discutir o papel da performance na narração de histórias. Almeja-se verificar como as diferentes linguagens envolvidas na performance voz, gestos, sons, figurino contribuem para a construção de diferentes leituras do texto literário pelo público receptor. A relevância deste tema reside, em especial, no fato de o tema ocupar um lugar ainda pouco explorado nos estudos literários, bem como em possibilitar o estudo da literatura em diálogo com outras formas artísticas. A pesquisa está organizada em três capítulos. No capítulo I, intitulado A influência dos movimentos artísticos e a tradição oral e escrita na arte de contar histórias, apresenta-se, inicialmente, o conceito de performance, suas relações diretas com os movimentos futuristas e surrealistas e a performance no contexto contemporâneo. No segundo, A audiência como coautora e a narrativa em performance a partir do conto A Moça Tecelã, de Marina Colasanti, discutiremos o papel do espectador diante da performance, ou seja, o processo de recepção do texto literário pelo público. Aqui, apresentamos o corpus de nossa pesquisa o conto A moça tecelã, de Marina Colasanti e sua apropriação pela contadora de histórias. Em A recepção e prática narrativa, último capítulo deste estudo, apresentaremos e analisaremos os elementos envolvidos na performance a partir da narração de A Moça Tecelã, relacionando as inúmeras hipóteses de aprendizado, de compreensão e interpretação do texto literário suscitados pela performance. A partir da recolha de impressões dos receptores, e tendo como base os estudos de Zumthor que nos assegura que a performance só acontece naquela atmosfera construída no momento do acontecimento podemos observar que quando o narrador, a história e a audiência se encontram, a performance possibilita um conjunto de leituras
Abstract: The aim of the present study is to discuss the role of the performance in narrative stories. It seeks to verify how different languages involved in the performance voice, gestures, sounds, costumes contribute to the construction of different readings of the literary text by the receiver public.The relevance of this issue lies specially in the fact it stands in a little explored place in literary studies, as well as enabling the study of the literature in dialogs with other artistic forms. The research is organized in three chapters. In chapter I, entitled The influence of artistic movements and the oral and written tradition in the art of storytelling presents, initially, the concept of performance, its direct relations with futuristic and surrealistic movements and the performance in the contemporary context. In the second one, The audience as co-author and the narrative in performance from the tale The Weaver Girl, by Marina Colasanti, it will be discussed the role of the audience towards the performance, thus, the process of the literary text reception by the audience. Here, it is presented the corpus of the research the tale The Weaver Girl, by Marina Colasanti and its appropriation by the storyteller. In The reception and narrative practice, last chapter of this study, it will be presented and analyzed the elements involved in the performance of the narrative The Weaver Girl, listing the numerous hypotheses of learning, of comprehension and interpretation of the literary text raised by the performance. From the collection of the impressions of the receiver, having as base the studies of Zumthor which ensure that the performance only happens in the built atmosphere for that specific moment it is possible to observe that when the narrator, the story and the audience meet each other, the performance allows a set of readings
Palavras-chave: Literatura
Narração
Histórias
Performance
Arte
Literature
Narration
Stories
Performance
Art
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Literatura
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Gomes, Elaine Cristina. Narrative Stories: reading with performance. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14773
Data de defesa: 16-Fev-2016
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaine Cristina Gomes.pdf2,26 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.