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dc.creatorRios, Ricardo Pereira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484238E9por
dc.contributor.advisor1Marion, José Carlos-
dc.date.accessioned2016-04-25T18:39:44Z-
dc.date.available2012-01-16-
dc.date.issued2011-12-15-
dc.identifier.citationRios, Ricardo Pereira. Aplicação do método de casos no curso de ciências contábeis: um estudo empírico. 2011. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1481-
dc.description.resumoA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394/96, determina que a Educação Superior deva proporcionar ao estudante uma formação capaz de levar ao mercado de trabalho um profissional com espírito científico, pensamento reflexivo, criativo e capaz de solucionar problemas do cotidiano empresarial. Portanto, o ensino de qualidade deve ser tarefa primordial nas Instituições de Ensino Superior de todo país. O processo ensino-aprendizagem deve ser desenvolvido de forma a estimular no aluno essas qualidades requeridas, bem como estimulá-lo a aprender, fazendo com que construa seu próprio conhecimento. O método de Casos propôs o estímulo ao pensamento crítico, habilidades para solução de problemas e a aprendizagem de conceitos na área. Neste método o ensino tem como foco o aluno e, por meio de Estudos de Casos proporciona um contato com a realidade das empresas, motivando-o, assim, para a aprendizagem. O presente trabalho objetivou a verificação da efetividade/contribuição do método de casos para o ensino da Contabilidade. Desenvolveu-se uma pesquisa com coordenadores de curso de Ciências Contábeis, bem como a implantação do método na disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis, do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista. Os resultados da pesquisa com coordenadores mostraram que o método contribuiu para um melhor desenvolvimento do aluno, motivando-o e estimulando-o a um papel mais ativo na aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio crítico e a capacidade de julgamento. Em relação à implantação do método de casos, os resultados apontaram que os alunos adquiriram conhecimento na disciplina ministrada, desenvolveram habilidades e ganharam confiançapor
dc.description.abstractThe Law of Guidelines and Bases of Education determines that higher education must provide students with training which can lead to the labor market a professional with scientific spirit, reflective thinking, creative and able to solve daily business problems. Thus, the high quality teaching should be the fundamental task of educational institutions across the country. The process of teaching and learning should be developed to encourage these required qualities in the student as well as motivate him to learn, allowing him to build his own knowledge. The Case Method offers the stimulus to critical thinking, problem-solving skills and learning of concepts in the area. In this method, teaching has the student as the focus and through case studies provides a contact with the reality of companies, and so, motivating him for learning. This paper aims to verify the contribution of the case method for teaching accounting. A survey was developed with coordinators of the accounting course and the implementation in a discipline of the Accounting Course of a Higher Educational Institution was possible. The results of the survey with coordinators show that the method contributes to a better development of students, motivating them and encouraging them to a more active role in learning and developing critical thinking and judging skills. Regarding the implementation of the method of cases, the results show that students have acquired knowledge in the subject they were taught, developed skills and gained confidenceeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-25T18:39:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ricardo Pereira Rios.pdf: 3554960 bytes, checksum: b0188732aa12453d0c5eece280b83c6c (MD5) Previous issue date: 2011-12-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2643/Ricardo%20Pereira%20Rios.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências Cont. Atuariaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectContabilidadepor
dc.subjectMétodo de casospor
dc.subjectEnsino de qualidadepor
dc.subjectMetodologia diferenciadapor
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectAccountingeng
dc.subjectCase methodeng
dc.subjectTeaching qualityeng
dc.subjectDifferent methodologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleAplicação do método de casos no curso de ciências contábeis: um estudo empíricopor
dc.typeDissertaçãopor
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