???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14837
Tipo do documento: Dissertação
Título: A literatura na escola: o texto literário no livro didático
Autor: Feitosa, Ceciliany Alves 
Primeiro orientador: Bastazin, Vera Lúcia
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo buscar e conhecer o tratamento dado ao texto literário no livro didático, a partir das diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Nossa indagação propulsora é: como o texto literário, presente nos manuais oficiais de ensino, desempenha seu papel, como suporte na formação do leitor? Para realizarmos nosso objet ivo, analisamos cinco coleções de livros didáticos, dirigidos às quatro primeiras séries do ensino fundamental, uma anterior aos PCN e as outras quatro, posteriores. No capítulo I, apresentamos algumas concepções essenciais para nós, como a da função da li teratura na escola no processo de formação do indivíduo. Também expomos um pequeno resgate da história da leitura na escola, bem como aspectos da relevância da Literatura nos PCN. No capítulo II, a problemática da presença do texto literário é efetivamente exposta, por meio da análise do nosso corpus, as cinco coleções, evidenciando-se as relações entre as abordagens anteriores e posteriores ao PCN. Para a análise, os elementos estabelecidos foram o levantamento do total de textos, a observação da diversidade de gêneros, autores e obras, e a qualidade das propostas para a prática de leitura. No capítulo III, discorremos sobre questões de teoria, leitura e let ramento literários. Esse apanhado teórico aponta para a necessidade do educador reconhecer as especif icidades caracterizadoras da Literatura, a fim de tornar a experiência escolar mais rica e produtiva
Abstract: The goal of the present work is to search and to know the forms (ways) that didactic books deal with literary texts based on the policies established on Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Pattern PCN). Our impelling question is: How the literary text, present in the educational books, perform as a support in the reader s formation? In order to achieve our goal, we analysed five educational book series, one of them was done before PCN and the other four were done af ter PCN. In chapter I, we present some essential aspects, such as the function of literature in the individual s formation process. We also present a little of the reading history in the school, as wel l as aspects of the literature s relevance in PCN. In chapter II, the problem of the presence of literary text is ef fectively exposed, through the analysis of our corpus, the f ive series, become evident the relat ionship between the approaches before and after PCN. The established elements for the analysis were the survey of all texts, the observation of gebder diversity, authors and works, and the quality of the proposal for reading practice. In chapter I II, we discuss about questions of literary theory, reading and literacy. This theoretical extract point to the need of the educator the specif icities which characterize literature, in order to make the scholar experience more rich and productive
Palavras-chave: Teoria literária
Letramento literário
Literature
Literary theory
Literary literacy
Leitura
Literatura (Ensino fundamental)
Livros didaticos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Literatura
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Feitosa, Ceciliany Alves. A literatura na escola: o texto literário no livro didático. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14837
Data de defesa: 29-Nov-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ceciliany Alves Feitosa.pdf816,68 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.