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Tipo do documento: Tese
Título: Ressignificando a prática e a teoria: uma experiência de complementação no Programa Saúde da Família
Título(s) alternativo(s): Redefines the meaning of the theory and practice: an experience to complement the Family Health Program
Autor: Assis, Wanda Rogéria Campos Lima 
Primeiro orientador: Cerveny, Ceneide Maria de Oliveira
Resumo: Esse estudo foi realizado em Delfim Moreira (MG), na área de saúde e trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório-descritiva, abordada sob a forma de pesquisa qualitativa dentro de uma visão do Construcionismo Social. O objetivo maior desse estudo foi analisar a contribuição do Programa de Ressignificação da Família de Origem do Profissional de Saúde (PRORFOPS) na complementação teórica e ressignificação da prática de profissionais da saúde pertencentes à equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde (UBS). Participaram desse projeto 15 profissionais dando-se ênfase aos aspectos intergeracionais das interações familiares e comunicação afetiva. Seus objetivos específicos foram: a compreensão das famílias atendidas enquanto sistemas interconectados, a Intergeracionalidade, a comunicação afetiva; o processo de individuação ampliando a percepção do si mesmo em construção relacional, as potencialidades do grupo de trabalho e seu fortalecimento; a pertinência dos temas trabalhados, segundo a visão desses profissionais. Utilizou-se dos seguintes instrumentos: Histórias de Vida, Genograma, Livreto de Memórias e Questionários. Os dados obtidos foram analisados com ferramentas qualitativas de Análise de Conteúdo. Essa análise apontou para uma integração do discurso individual com o dos sistemas interligados, e um deslocamento deste mesmo discurso para uma compreensão do eu relacional, sensibilizando o participante para a co-responsabilidade relacional, familiar, social
Abstract: This study was conducted in Delfim Moreira (MG) in the area of healthcare, done in an exploratory and descriptive manner, addressed in the form of qualitative research through a vision of social constructionism. The main objective of this study was to analyze the contribution of Program: Re-defining Family Origins of the Healthcare Professional (PRORFOPS) in the theoretical aggregation and the redefinition of professional healthcare practices belonging to the multidisciplinary team from Basic Health Unit (UBS). A total of 15 professionals participated in this project with an emphasis on the intergenerational aspects of family interactions and affective communication. Its specific objectives were: to gain an understanding of families in their interconnected systems, the intergenerational relationships, the affective communication; the process of individualism expanding one s perception of "self" in a relational construct, the potential of the group and their own strengthening; the relevance of themes discussed in the view of these professionals. The following instruments were used: Life Stories, Genograms, Memory Booklets and Questionnaires. The data was analyzed using qualitative tools for Content Analysis, indicating an integration of individual speech within the interconnected systems, and a shift of this same speech towards a relational understanding of self, sensitizing the participants to co-responsibility in familial and social relations
Palavras-chave: PRORFOPS
Programa de Ressignificação da Família de Origem do Profissional de Saúde
Intergeracionalidade
Construção relacional
Comunicação afetiva
Complementação de estudos
Program: Re-defining Family Origins of the Healthcare Professional
Intergenerational relationships
Relationship construction
Affective communication
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Assis, Wanda Rogéria Campos Lima. Redefines the meaning of the theory and practice: an experience to complement the Family Health Program. 2012. 400 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15106
Data de defesa: 12-Mar-2012
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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