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dc.creatorSoares, Marta Lucia de Amorim-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753325J0por
dc.contributor.advisor1Rolnik, Suely Belinha-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:38:31Z-
dc.date.available2012-11-09-
dc.date.issued2012-09-03-
dc.identifier.citationSoares, Marta Lucia de Amorim. Vestígios: conversas entre o teórico e o artístico. 2012. 191 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15207-
dc.description.resumoEsta tese é uma atualização em texto das etapas de pesquisa, processo de criação artística e montagem de Vestígios, bem como de suas sucessivas apresentações públicas. Uma obra criada na interseção entre as linguagens da dança, da vídeo instalação e da performance. Vestígios resultou de uma experiência de pesquisa e criação desenvolvida por mais de três anos nos sambaquis, cemitérios indígenas pré-históricos localizados na região de Laguna, Santa Catarina, com ênfase nos seus aspectos espaço-temporais, monumentais e sagrados. Experiência que se deu através de imersões físicas de longa duração realizadas nesse ambiente e de seus efeitos em minha imaginação corporal. A tese parte da idéia de que se nos colocamos vulneráveis aos afectos das forças do mundo em nosso corpo e, sobretudo, às sensações de sua tensa relação paradoxal com as percepções de suas formas, encontramos nossa memória ancestral pré-colonial, impregnada na materialidade das coisas neste caso, nos sambaquis e seus signos. Habitar este paradoxo é o que desencadeia a pulsão criadora, a qual irá atualizar tais sensações em obra, de modo a torná-las sensíveis. É isto o que faz com que a proposta artística seja portadora de um poder de contágio da subjetividade do espectador. A idéia que motiva tal proposta é a de que assumir esta estratégia de criação no exercício do pensamento, seja ele artístico ou teórico, é um gesto não só estético, mas também ético, político e clínico. É que tal estratégia foi soterrada pelos regimes colonial e escravocrata, ao quais se sobrepuseram ditaduras, e, mais recentemente, as operações neoliberais. Pesquisas recentes concluem que os signos dos sambaquis relativos ao modo de viver dos habitantes do seu entorno perderam-se no tempo. Sendo assim, Vestígios é uma tentativa poética de atualizar em obra artística e acadêmica, o que pude apreender e ativar ao longo de minhas imersões investigativaspor
dc.description.abstractThis thesis is a written actualization of the stages of research, artistic creation process, and installation of Vestígios, as well as its subsequent public presentations. A work created at the intersection between the languages of dance, of video installation and of performance. Vestígios resulted from a research and creative experience developed over more than three years at the sambaquis, pre-historic indigenous cemeteries located in the Laguna region of Santa Catarina state, emphasizing their spatio-temporal, monumental, and sacred aspects. An experience that occurred through long-lasting physical immersions carried out in this environment, and from its effects on my bodily imagination. The thesis starts from the idea that if we make ourselves vulnerable to the affects of the world s forces on our bodies and, above all, to the sensations of its tense paradoxical relationship with the perceptions of its forms, we find our ancestral pre-colonial memory, impregnated in the materiality of things in this case, in the sambaquis and their signs. Inhabiting this paradox is what triggers the creative drive, which will manifest such sensations in the work, in order to make them sensitive. This is what makes the artistic proposal a carrier of a power for contagion of the spectator s subjectivity. The idea that motivates such a proposal is that of to assume this creation strategy in the exercise of thought, whether artistic or theoretical, is not only an aesthetic gesture, but also ethical, political, and clinical. Such a strategy was buried by the colonial and slavery regimes, upon which dictatorships were then overlaid, and, more recently, neo-liberal operations as well. Recent research concludes that the sambaqui signs relative to the way of life of the surrounding inhabitants have been lost through time. Thus, Vestígios is a poetic attempt to actualize in an artistic and academic work, that which I was able to be apprehended and activated throughout my investigative immersionseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:38:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marta Lucia de Amorim Soares.pdf: 10043879 bytes, checksum: d774c0525c6bcb274fd9f3736fa26085 (MD5) Previous issue date: 2012-09-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31616/Marta%20Lucia%20de%20Amorim%20Soares.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectInstalação coreográficapor
dc.subjectArqueologia material e imaterialpor
dc.subjectTemporalidadepor
dc.subjectCriaçãopor
dc.subjectCurapor
dc.subjectChoreographic installationeng
dc.subjectMaterial and immaterial archeologyeng
dc.subjectTemporalityeng
dc.subjectCreationeng
dc.subjectHealingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleVestígios: conversas entre o teórico e o artísticopor
dc.typeTesepor
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