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Tipo do documento: Dissertação
Título: O mal-estar na escola: uma pragmática ético-estética
Autor: Ferreira, Lígia Hecker 
Primeiro orientador: Rolnik, Suely Belinha
Resumo: No presente trabalho apresento que apesar da escola estar passando por inúmeras críticas e reclamos, devido a sua reprodução e tédio, acredito na possibilidade trabalhar neste campo produtivamente. Para tanto, desde o lugar de Analista Institucional, considero ser possível uma escola que ofereça pausas para pensar, tornando viável a aprendizagem e a vontade dos sujeitos de fazerem parte de ambientes-escola. Parto de uma problematização do mal-estar na escola, especialmente, dos processos de aprendizagem. Inicialmente é desenvolvida uma concepção de malestar, onde explicito dois modos, que me parecem mais freqüentes da experiência do mal-estar no ambiente escolar, quais sejam, 'Malestar como cultivo do sofrimento' e 'Queixar-se: uma tentativa de desresponzabilização'. São trabalhados alguns aspectos históricos de constituição da escola, para melhor compreensão do processo de escolarização da aprendizagem e esta como exercício de recognição. Na intenção de propor outra versão de escola e de aprendizagem, é desenvolvida a noção de pensamento, de cognição como invenção de problemas e criação de mundos. Aprender como exercício de corporificação que resulta na possibilidade de constituição de subjetividades-aprendiz, em permanente processo de auto-produção. E por último, a cartografia de uma pragmática em análise institucional, num curso de graduação de uma Universidade que pretende retratar uma via possível de operar desestabilizações e aprendizagens no ambiente escola, através de uma atividade com arte denominada Psicoarte
Abstract: In the present study I defend that, depite the fact that the school is going through a number of criticism and claims, due to its reproduction and tediousness, I believe in the possibility of working in this field productively. Thus, beginning from the Intitucional Analyst place, I consider being possible a school that is able to offer pauses to think, making feasible the learning and people's will of doing part of environment schools. I begin from the problem of unconfortableness at schools, specially of the learning processes. Initially it is developed a conception of uncorfortableness, where I explicit two ways, that seem to me more frequent of experience of uncorfortableness on the school environment, which are "Uncorfortableness as a cultivation of suffering" and " Complain: an attempt of unresponsibilization". Some historical aspects of the constitution of the school are developed, for a better understanding of the schooling process of learning and this as a recognition exercise. In a pretension to propose another version of school and of learning, it is developed the notion of thought, of cognition as invention of problems and creation of worlds. Learning as an exercise of embodiment that results in the possibility of contitution of an aprentice subjectivity, in a permanent process of auto-production. And at last, the cartography of a pragmatic in Institutional Analisys, in a graduation course of an University that wants to retract a possible via to operate disestabilization and learning in the school environment, through an activity with art called Psychoart
Palavras-chave: Ambiente escolar
Psicologia da aprendizagem
Escolarizacao
Subjetividade
Psicologia Clinica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Ferreira, Lígia Hecker. O mal-estar na escola: uma pragmática ético-estética. 1998. 143 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15601
Data de defesa: 11-Jan-1998
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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