???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15945
Tipo do documento: Tese
Título: O papel da Olimpíada de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro no processo de formação continuada dos professores participantes
Autor: Altenfelder, Anna Helena 
Primeiro orientador: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Resumo: A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa do Ministério da Educação, promove um concurso de textos para alunos do ensino básico. Faz parte das ações do programa o envio de um material de orientação para o professor, a fim de auxiliar os alunos a elaborar e aperfeiçoar os textos que irão concorrer. O objetivo deste trabalho é apreender e analisar em que medida as orientações teóricas e as atividades propostas neste material, os Cadernos de Orientação para o Professor, afetam a prática e concepções do professor sobre o ensino de produção de texto. O foco do estudo é, portanto, a atividade e o desenvolvimento da consciência do professor e, para melhor compreender tais fenômenos, recorreu-se à psicologia sócio-histórica de L. S. Vigotski e seus seguidores. Nesta perspectiva, é apresentada a gênese e o desenvolvimento do psiquismo humano, enfatizando-se as categorias atividade, consciência e mediação. Discute-se, também, a função social da escola, as relações entre ensino e desenvolvimento e os diferentes aspectos que caracterizam e constituem a atividade docente. A pesquisa envolveu 356 professores de todo o Brasil, participantes da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada em 2006, que responderam a um questionário enviado a todas as escolas inscritas. Para a análise dos dados, foi feito um esforço de apreender o conjunto de significados expressos pelos participantes. Para tanto, tendo como ponto de partida as respostas dadas às diferentes perguntas do questionário, foi feito um esforço de organizá-las em núcleos de significação que pudessem revelar os movimentos feitos pelos participantes da pesquisa ao enfrentar a tarefa de realizar com seus alunos a sequência didática proposta no material enviado. Foi possível, assim, apreender as emoções vividas pelos professores no enfrentamento da tarefa de orientar seus alunos a produzir textos, geradoras de novas necessidades, que configuraram os motivos que os levaram a superar dificuldades e obstáculos e possibilitaram, por um lado, romper com concepções, crenças, posturas e maneiras de atuar e, por outro, descobrir novas formas de pensar, agir e sentir não só o ensino da produção de texto, mas a atividade docente em um sentido mais amplo, ou seja, construir novas significações para seu papel de mediador
Abstract: The Olympiad of Portuguese Language Escrevendo o Futuro, is an initiative of the Ministry of Education and promotes a text contest for elementary school students. The program includes a guidance material for the teachers that helps the students to develop and improve the texts that will compete. This study aims to understand and analyze how the theoretical approaches and the activities proposed in this material, Teachers Orientation Books affect the practice and the comprehention of teaching text production. Therefore, the focus of this study is the activity and development of the teacher s consciousness. For a better undertanding of this phenomenon, the discussion was based upon the socio-historical psychology of L. S. Vygotsky and his followers. In this perspective, it is presented the genesis and development of the human psyche, emphasizing the activity categories, consciousness and mediation. Social function of schools, the relationship between education and development and the different aspects that characterize and constitute the teaching activity is also discussed. The research involved 356 teachers from all over Brazil, contestants of the 3rd Olympiad of Portuguese Language, held in 2006, who have answered questionnaire that was sent to all registered schools. An effort to capture the range of meanings expressed by the contestants was made for data analysis. Taking the answers to the different questions in the questionnaire as a starting point, it was made an effort to organize them into clusters that could reveal the movements made by the teachers to face the task of teaching their students text production, supported by the didactic sequence proposed in the submitted material. Thus, it was possible to apprehend the experienced emotions by teachers in facing the task of guiding their students to produce texts, which have generated new needs that have given the reasons that led them to overcome difficulties and obstacles that allowed them, on one hand, to break with the concepts, beliefs attitudes and ways of acting and, on the other hand, discover new ways of thinking, acting and feeling, not only the teaching of text production but the teaching activity in a broader sense, in other words, it was possible for the teachers build new meanings for his role as mediator
Palavras-chave: Atividade docente
Função social da escola
Desenvolvimento da consciência
Formação continuada
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Teaching activity
School s social funcition
Development of consciousness
Continuing education
Olympiad of Portuguese Language Escrevendo o Futuro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Altenfelder, Anna Helena. O papel da Olimpíada de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro no processo de formação continuada dos professores participantes. 2010. 203 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15945
Data de defesa: 6-Aug-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anna Helena Altenfelder.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.